Connect with us

Entretenimento

Sítio arqueológico de arte rupestre é descoberto em Pariconha

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Sítio Arqueológico De Arte Rupestre É Descoberto Em Pariconha

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL), divulgou nesta quarta-feira (23), a descoberta de um sítio arqueológico em território indígena pertencente a etnia Jeripankó, em Pariconha (AL).

Os integrantes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizavam um trabalho no local, no momento em que os indígenas relataram sobre os registros rupestres e os guiaram até o local.

“Trata-se de um painel de pinturas rupestre bastante preservado, com motivos geométricos, que remete aos primeiros moradores do Sertão. O sítio reforça a importância e potencial da região para o conhecimento científico da pré-história do nordeste do Brasil”, relatou Rute Barbosa, a arqueóloga do Iphan.

Apesar de ter sido encontrado pelos indígenas, ele ainda não está registrado no banco de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo relatos, existem outros sítios arqueológicos dentro do território indígena. Todos devem ser cadastrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do Iphan, para devida proteção e preservação.

A busca por novos locais será realizada pelo Iphan em cooperação com os povos indígenas.

ANÚNCIO

Mais Lidas