A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets aprovou nesta quarta-feira (21) a convocação do influenciador digital Luiz Carlos Ferreira dos Santos, conhecido como Carlinhos Maia. A medida consta no Requerimento 462/2025.
Além disso, os senadores aprovaram a solicitação de Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) referentes aos influenciadores Virgínia Fonseca e Rico Melquiades, que já prestaram depoimento à comissão na semana passada. Os RIFs são elaborados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e contêm dados bancários e fiscais sigilosos.
Depoimentos anteriores
Na semana anterior, Virgínia e Rico foram ouvidos na condição de testemunhas. Nesta sessão, o padre Patrick Fernandes compareceu como convidado, após solicitar participação por meio de vídeo nas redes sociais.
Pronunciamento do padre Patrick
Durante sua fala, o padre afirmou ter recusado propostas para divulgar plataformas de apostas. Ele criticou a atuação de influenciadores nesse setor, destacando a ludomania como uma questão de saúde pública. “Hoje, a ludomania é classificada como uma doença, um transtorno mental”, declarou.
A assessoria de Carlinhos Maia informou à CNN que ele não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a convocação.