Na última sexta-feira (26), na Casa da Cultura, alunos da rede municipal participaram de mais uma edição do projeto Leitura, a Chave do Mundo.
Segundo a equipe pedagógica, a ação tem como objetivo estimular o gosto pela leitura, favorecendo a linguagem oral, escrita e a produção de textos.
Essa fase do projeto foi voltada para o cordel na escola, onde os estudantes foram estimulados a produzir seus próprios trabalhos. Paulo Afonso, cidade de encantos mil, o Brasil de um jeito diferente e Vida Nordestina foram alguns dos temas abordados e avaliados pela mesa julgadora.
Em seu discurso o secretário de Educação, Severino Alves, destacou a importância do Projeto Leitura a Chave do Mundo para sociedade pauloafonsina. “É uma oportunidade única para os alunos mostrarem seu talento, e para que nós, enquanto educadores, possamos garantir a eles que num futuro bem próximo serão profissionais bem sucedidos”, falou o secretário.
Rogério Xavier, idealizador do Chá de Poesia, evento cultural que acontece todas as quintas-feiras, no Espaço Cultural Raso da Catarina, declamou uma poesia de cordel. Depois foi a vez dos cordelistas mirins Nicolas e Guilherme Emanoel, alunos da educação infantil.
Um dos momentos marcantes do encontro foi a apresentação dos alunos da Escola Amâncio Pereira, liderados pela professora Rosângela Chaves. Eles contaram um pouco da historia do Povoado Tigre, relatando casos das primeiras pessoas alfabetizadas na localidade e os primeiros profissionais que atuaram na área educacional, além dos avanços e das novas tecnologias vivenciadas atualmente pelos estudantes.