No domingo (31), um momento do quadro Passa ou Repassa, do programa Domingo Legal, ficou tenso entre a influenciadora Patrícia Ramos e o apresentador Celso Portiolli. A discórdia começou por uma pergunta sobre religiosidade e terminou com a produção intervindo para rever a decisão.
O que foi perguntado
Portiolli perguntou à equipe de Patrícia qual seria o “nome específico dado à cruz onde Jesus Cristo foi crucificado”. Patrícia respondeu que, por ser evangélica, usava a expressão que aprendeu na igreja: “Cruz do Calvário”.
Reações e provocações surgiram na hora. Humoristas presentes, como Narcisa e Tiago Barnabé, entraram na discussão. Portiolli chegou a repetir a pergunta e questionou se “Calvário é o local”, enquanto a produção avaliava a resposta.
Inicialmente, o apresentador anunciou que a resposta estava incorreta, dizendo: “Perderam tudo… Cruz latina”. Isso gerou reclamações no estúdio e levou Patrícia a pedir que a decisão fosse revista — ela disse não ter ouvido antes a expressão apontada como certa.
Revisão e uso de fontes externas
A produção consultou fontes externas antes do intervalo, incluindo ferramentas de busca e inteligência artificial. Ao voltar, Portiolli explicou que houve debate entre redação, direção e as fontes consultadas — mencionou especificamente GPT, Google e Gemini — e que a equipe decidiu aceitar a resposta de Patrícia.
Com a mudança, o time de Patrícia teve os 750 pontos restituídos. Ao comemorar, ela declarou: “A vitória é do povo de Deus”.
Até o momento, a produção do Domingo Legal não informou a adoção de providências administrativas adicionais sobre o episódio.