Morre Juca Chaves, ícone da cultura brasileira, aos 84 anos em Salvador

O Brasil perdeu um de seus grandes ícones da cultura neste final de semana. O cantor, compositor, humorista e ativista social Juca Chaves faleceu aos 84 anos na noite de sábado (25) no Hospital São Rafael, em Salvador. Ele estava internado há 15 dias com problemas respiratórios e cardíacos. Sua morte ocorreu por volta das 22h30.

Com seu humor inteligente e irreverente e suas músicas engajadas, Juca Chaves conquistou o coração do público e se tornou referência para diversas gerações de artistas e militantes. Ele sempre esteve envolvido em causas sociais e políticas, e suas canções eram marcadas por críticas aos problemas do Brasil, como a desigualdade social e a corrupção.

Nascido em São Paulo em 22 de outubro de 1938, Juca iniciou sua carreira artística nos anos 50. Lançou mais de 20 álbuns ao longo da carreira, e suas músicas mais conhecidas incluem “Presidente Bossa Nova”, “Take Me Back to Piauí”, “Que Saudade de Você” e “Mazzaropi”.

Além de sua carreira musical, Juca também participou de programas de TV, filmes e peças teatrais. Ele foi um dos criadores do programa de televisão “Faça Humor, Não Faça Guerra”, que se tornou um marco na televisão brasileira nos anos 70.