Será que axé e São João combinam? Para Ivete Sangalo, a resposta é um sonoro sim. A artista foi uma das atrações da abertura do São João de Caruaru no último fim de semana, e falou sobre a presença do ritmo em festas juninas.
Em entrevista à TV Brasil antes de subir ao palco, a cantora explicou que o axé tem suas raízes na música nordestina. Segundo ela, o ritmo “bebeu da fonte do forró” e do frevo para se formar. Ivete citou exemplos de como essa mistura aparece nas músicas.
As conexões rítmicas
Ela detalhou como ritmos como o arrasta-pé, galopes e shots acelerados influenciam o axé. “Você sabe que o axé tem muito do frevo e tem muito do arrasta-pé, dos galopes, dos shots acelerados”, disse. A cantora até apontou a música ‘O Verão Bateu em Minha Porta’ como um exemplo de “galope desenfreado”.
A questão da mistura de ritmos também é frequentemente abordada por outros artistas. Bell Marques, por exemplo, conhecido por sua ligação com o axé, também tem uma forte conexão com o forró desde o início de sua carreira com o Chiclete com Banana.
Ivete Sangalo reforça que o São João tem espaço para o axé. Ela destacou que, embora a música tenha uma caracterização ligada ao carnaval, as referências se misturam naturalmente. Afinal, é tudo música brasileira, original, e o Nordeste especialmente traz essa característica de união dos ritmos.