Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Entretenimento

Glória – BA realiza nesta sexta (3) a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”

Última atualização: 20/11/2022 11:10
Compartilhar
Compartilhar

Contando com apoio da Prefeitura Municipal de Glória- BA, nesta sexta-feira (3), será realizada a 9ª edição da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”. A Prefeitura Municipal convida a todos para participar dessa campanha, em comemoração ao dia Nacional em defesa do Rio São Francisco, 03 de Junho.

Com o mote “O Velho Chico são muitos”, a campanha quer chamar atenção para os problemas que o rio São Francisco vem enfrentando, e para a necessidade de cuidado e de revitalização. O evento acontece a partir das 7h no Balneário Cantos das Águas, na Orla de Glória-BA.

O prefeito municipal de Glória, David Cavalcanti, é membro titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, representando os municípios do Estado da Bahia. David recebeu o título em 2021, para um mandato de quatro anos (2021- 2025).

“Estou empenhado na sonhada revitalização do rio São Francisco por meio de ações sustentáveis que vão desde a implantação de obras de infraestrutura hídrica, Planos Municipais de Saneamento Básico, projetos de esgotamento sanitário, até trabalhos de mobilização social, educação ambiental, simpósios e seminários”, declarou David.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Glória, Gilvan José Alves Lisboa, destacou a importância de orientar a população nos cuidados e preservação do Rio São Francisco.

“Estamos em uma tríplice fronteira, com vários barramentos e municípios, todos sendo atingidos, tamanha a poluição. O município de Glória tem realizado várias ações – desde a limpeza de áreas públicas de captação de água para consumo humano, de áreas de lazer e apoio a aquicultores e agricultores, como também elaborou projetos de aquisição de equipamentos de suporte para limpeza dos lagos, buscando a participação dos governos Federal e Estadual. Nesse sentido, a campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico, é um evento muito importante não só pra Glória, mas para toda a região. Vai chamar a atenção das autoridades presentes que, de uma forma ou outra, são responsáveis por ações de mobilização, recuperação e de captação de recursos para revitalizar o Rio São Francisco. Além disso, especialmente para Glória, trata-se de um momento notável, visto que é acometida de modo central pelo efeito desastroso causado pela infestação de plantas aquáticas, principalmente a baronesa e a taboa, derivada da poluição dos rios”, disse Lisboa

“Essa situação vem trazendo um enorme impacto negativo sobre a captação de água para consumo humano e de animais, na produção agrícola e aquícola e na pesca artesanal, desde o ano de 2017, quando o contexto se agravou. O prejuízo versa pela casa de milhões de reais todos os anos, recaindo tanto sobre a economia privada quanto a pública. Esse é o momento de todos nos unirmos na busca de meios para transformar essa realidade”, completou.

Glória amarga há anos prejuízos que vão desde a suspensão do abastecimento de água, prejuízos na piscicultura e pesca artesanal, fechamento de estabelecimentos às margens do Rio São Francisco, perdas no turismo e comprometimento do lazer. São algumas das consequências sociais que a presença das baronesas, bioindicadoras da quantidade de matéria orgânica na água, tem provocado no município.

Há pelo menos seis anos a população que sobrevive de atividades ligadas ao uso do Rio São Francisco amarga prejuízos que ultrapassaram a casa dos milhões. De acordo com a Associação Aquicultura do Rio São Francisco – PEIXE SF, até o ano de 2020, o acumulado de prejuízos passou dos R$ 15 milhões nos diversos setores (piscicultura, turismo, captação de água). Em Glória, 27 pequenos (até 10 toneladas por mês) e médios (até 50 toneladas por mês) produtores deixaram a piscicultura por não ter como repor a produção perdida.
Glória, no Submédio São Francisco é um município baiano que já foi atingida por duas barragens, Moxotó e Itaparica.

Confira a programação “Vire Carranca”, realizada nesta sexta-feira (03), no Balneário Cantos das Águas, na sede de Glória:

07h – Recepção com café da manhã (para convidados)
07h30 – Abertura oficial com eventos culturais
07h30 as 08h – Dança Toré, por Comunidade Indígena Tuxá de Rodelas/BA
08h30 – 09h Dança Praiá, por Comunidade Indígena Pankararé de Glória/BA
09h as 09h30 Coral da CHESF
09h30 – 10h Plantio e distribuição de árvores nativas
10h as 11h – Eventos esportivos (ciclismo e outros)
14h as 17h- Realização de minicursos

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF é um órgão colegiado, criado por Decreto Presidencial em 05 de Junho de 2001, integrado pelo poder público, sociedade civil e usuários de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco (BHSF), consiste em um vasto território de aproximadamente 640 mil km2 rico em recursos naturais, história e cultura da população brasileira. Em seus 2.700 km, o São Francisco passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, e sua bacia envolve 506 municípios, distribuídos em sete Unidades da Federação.

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Prefeitura de Paulo Afonso divulga calendário de eventos de julho para celebrar 67 anos da cidade
Cenário Político
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

241F415Ba215Af1F7Fb65Da1F5190137.Jpg
Entretenimento

Edu Guedes é diagnosticado com câncer de pâncreas e passa por cirurgia

Foto: Divulgação / Vitrine Filmes
Entretenimento

Wagner Moura recebe prêmio de melhor ator em Cannes no Louvre

Foto: Jefferson Peixoto/Secom Pms
Entretenimento

Prefeitura-Bairro oferece cursos grátis no Subúrbio de Salvador

Entretenimento

Whindersson Nunes distribui marmitas a pessoas em situação de rua e faz desabafo

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?