Uma apuração publicada nesta quinta-feira (6) pela colunista Carla Bittencourt indica que a Globo encomendou a continuação de “Avenida Brasil” ao autor João Emanuel Carneiro. Segundo o texto, o escritor aceitou a proposta e já trabalha nos primeiros esboços da nova fase da história. Ainda de acordo com a coluna, Adriana Esteves e Murilo Benício teriam aceitado retornar aos papéis de Carminha e Tufão. Até o momento, a emissora não fez anúncio oficial.
O projeto, conforme a apuração, seria pensado para o horário nobre em meio a uma reavaliação estratégica que prioriza continuações de títulos consagrados. Nos bastidores, a movimentação acontece após resultados abaixo do esperado do remake de “Vale Tudo” e em paralelo a casos recentes de “universos continuados” na grade, como “No Rancho Fundo” (derivada de “Mar do Sertão”) e novas fases vinculadas a sucessos anteriores.
Fontes setoriais têm registrado outros movimentos envolvendo o ecossistema de novelas das 21h. Em outubro, o portal NaTelinha noticiou a recomposição da parceria entre João Emanuel Carneiro e Ricardo Waddington para um próximo projeto da faixa, após resultados abaixo do esperado de “Mania de Você”. A nota não trata diretamente de uma continuação de “Avenida Brasil”, mas aponta o autor novamente no centro dos planos para o principal horário de teledramaturgia.
Em paralelo, publicações sobre reprises e a manutenção do título em evidência também circularam nos últimos meses. Em 2024 e 2025, veículos noticiaram avaliações da Globo sobre nova reapresentação de “Avenida Brasil” no Brasil e a exibição da novela no exterior, como em Portugal, via Globo Internacional. Esses movimentos reforçam o interesse continuado da emissora e do público na obra original.
Exibida em 2012, “Avenida Brasil” marcou a teledramaturgia brasileira com índices de audiência expressivos e ampla repercussão internacional, incluindo licenciamento para dezenas de países e indicação ao Emmy Internacional. A reprise de 2019–2020 no “Vale a Pena Ver de Novo” registrou desempenho acima da média da faixa e ajudou a manter a trama em alta nas redes.
Até a publicação desta reportagem, não havia detalhes oficiais sobre enredo, elenco completo, cronograma de produção ou janela de estreia de uma possível continuação. A Globo não anunciou o projeto oficialmente.

