Em São Paulo, no sábado (18), Gilberto Gil fez uma pausa no show para prestar uma homenagem íntima à filha Preta Gil, que morreu em 20 de julho devido a um câncer colorretal.
Uma despedida no palco
O espetáculo foi o último da turnê “Tempo Rei” e marcou a despedida do artista dos palcos. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo Multishow e contou com a participação do cantor Roberto Carlos.
Como falar sobre vida e morte diante de tanta história? Gil trouxe reflexões e falou diretamente sobre isso durante a apresentação:
“Essa é uma questão que a humanidade ainda não resolveu propriamente, apesar de quase todas as religiões adotarem a ideia de que a vida continua lá em cima, enfim”, disse o artista.
“Outros dizem até, no caso daqueles que não se comportaram muito bem na Terra, que continua por baixo. Mas enfim, Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, por já ter estado conosco, estará sempre conosco”, disse o artista.
“Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, que já esteve e no ter estado conosco estará sempre conosco!” disse o artista.
Pai e filha subiram ao palco pela última vez juntos em abril, também em São Paulo, quando cantaram “Drão”, composição feita em homenagem à mãe de Preta. Foi um capítulo que se fechou com música, lembrança e afeto.
O show de sábado encerrou a turnê e ficou marcado como a despedida definitiva de Gilberto Gil dos palcos — um momento de memória e de presença, mesmo diante da ausência.