O Palácio de Buckingham anunciou hoje que o Príncipe Harry estará presente na cerimônia de coroação de seu pai, o Rei Charles III, no dia 6 de maio na Abadia de Westminster. Entretanto, sua esposa, Meghan, e seus filhos, o Príncipe Archie e a Princesa Lilibet, não o acompanharão nessa ocasião.
A confirmação encerra o suspense que se estendeu por quase três semanas antes do evento, uma vez que a presença do casal havia sido muito aguardada desde o início de março. Na época, foi anunciado que Harry e Meghan haviam sido convidados para a cerimônia.
A decisão de Meghan permanecer na Califórnia com os filhos do casal foi comunicada em um anúncio oficial do palácio:
“O Palácio de Buckingham tem o prazer de confirmar que o duque de Sussex participará da cerimônia de coroação na Abadia de Westminster em 6 de maio. A duquesa de Sussex permanecerá na Califórnia, com o príncipe Archie e a princesa Lilibet.”
Nos últimos meses, Harry e Meghan têm sido cada vez mais críticos em relação à família real britânica. Em dezembro, a Netflix lançou uma série documental que abordava a vida do casal, seguida pelas controversas memórias de Harry em sua autobiografia, “Spare” (“O que sobra” em português), publicada em janeiro. No livro, ele detalha a ruptura de suas relações com o pai e o irmão, o Príncipe William.
Desde que se mudaram para os Estados Unidos em 2020, Harry e Meghan voltaram ao Reino Unido em raras ocasiões. Um dos momentos mais marcantes foi a presença de Harry no funeral da Rainha Elizabeth II, em setembro, onde mais uma vez, Meghan e os filhos permaneceram nos Estados Unidos.
A coroação do Rei Charles III promete ser um evento histórico, mas o foco na presença de Harry, sem a companhia de sua família, mostra como as tensões e o distanciamento entre os membros da família real continuam atraindo atenção mundial.