Você já parou pra pensar no impacto que um show gigante pode ter na economia de uma cidade? Pois é, o ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, refletiu justamente sobre isso. Ele usou o show da Lady Gaga no Rio como exemplo, um evento que agitou a Cidade Maravilhosa recentemente.
Tourinho comentou que a vinda de Lady Gaga ao Rio, dentro do projeto ‘Todo Mundo no Rio’, mostrou ao mundo que investir em mega eventos dá resultado. Ele disse que o dinheiro gasto gerou bilhões espalhados pela economia formal e informal. É como se a cidade toda ganhasse com isso.
E que agito foi! Mais de 1,5 milhão de pessoas lotaram as areias de Copacabana para ver a cantora. Segundo Tourinho, esse público enorme movimentou R$ 600 milhões na economia local. Um valor expressivo, não acha?
Capital baiana em movimento
No mesmo texto, o ex-secretário afirmou que Salvador está seguindo um caminho similar ao do Rio. Ele comparou o efeito desse tipo de evento ao que já acontece com o Carnaval na capital baiana. O Rio teve seu grande evento em maio, mas Salvador está construindo o seu em novembro.
Essa referência ao mês de novembro é sobre o projeto Salvador Capital Afro. Desde 2023, essa iniciativa comemora o mês da consciência negra. O projeto conta com uma programação extensa para exaltar a ancestralidade.
Vale lembrar que a realização de grandes shows internacionais em Salvador envolve diversos fatores, como espaço, trajeto e dinheiro, conforme apontado em discussões recentes. O empresário Marcelo Britto e outros comentaristas já falaram sobre os desafios e oportunidades para a capital baiana nesse cenário.