Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem mata o pai com foice após ‘briga por causa de boi’ na Bahia

Após reagirem com tiros à abordagem da Rondesp, dois homens morrem na zona rural de Paulo Afonso

Homem que estava desaparecido é encontrado morto com tiros na cabeça em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Entretenimento

Diocese de Paulo Afonso: um celeiro de vocações!

Última atualização: 09/09/2020 10:58
Compartilhar
Compartilhar

José Batista Dantas nasceu em 30 de outubro de 1980 na cidade de Adustina – BA (Paróquia Senhor do Bonfim) que fica aproximadamente 384 Km da capital baiana. Ele como muitos jovens que aspiram a vocação sacerdotal começou desde cedo o engajamento na comunidade participando das missas e da catequese. Com a vivência de fé e pastoral sempre se mostrou entusiasmado com as atividades comunitárias se identificando desde cedo com as causas sociais e buscando viver o ardor missionário de Cristo através do seu batismo.

E desta maneira o jovem Batista, como era carinhosamente chamado, despertou seus anseios para realizar a experiência de discernimento para a vocação sacerdotal e no dia 06 de março de 2003 ingressou na Residência Vocacional Nossa Senhora Aparecida (Seminário Propedêutico) em Paulo Afonso – BA para junto com mais alguns jovens realizarem a experiência de um ano para fortalecer e discernir a escolha da vocação. Em 05 de março de 2004 começa os estudos acadêmicos da Filosofia e Teologia na Faculdade Católica de Feira de Santana e residiu durante esse período no Seminário Dom Mário Zanetta vivendo as dimensões fundamentais para o amadurecimento de ser um “outro” Cristo para a humanidade. Concluiu os estudos em dezembro de 2009.

Crédito: Edisandro Barros

Com muito empenho e dedicação no dia 22 de janeiro de 2010 foi enviado para a Paróquia São Francisco em Fátima – BA para seu estágio pastoral dando assim o primeiro passo para ordenação diaconal e presbiteral. A receptividade do povo de Deus foi enorme e Batista com seu sorriso sempre no rosto animava a todos diante dos desafios eclesiais. Seu jeito simples e sincero de agir sempre agregou valores diante da convivência com o povo a ele confiado. No dia 19 de julho de 2010 numa singela e bonita celebração foi ordenado diácono da Santa Igreja juntamente com Cosme Lima (Paulo Afonso – BA), Lázaro Tavares (Fátima – BA) e José Ronnes (Antas) na Catedral Nossa Senhora de Fátima (sede da Diocese).

Durante sua caminhada como diácono permaneceu na Paróquia de Fátima até o dia de sua ordenação presbiteral em 20 de novembro de 2010 que aconteceu na Praça da Matriz em Adustina – BA. O lema escolhido pelo jovem Batista para viver o ministério ordenado foi “ninguém tira minha vida eu a dou livremente” (Jo 10,15). Neste momento ímpar que contou com a participação de várias pessoas da diocese e também de muitas outras comunidades de algumas dioceses por onde passou durante suas atividades pastorais.

Crédito: Edisandro Barros

No dia 20 de fevereiro de 2011 foi escolhido para apascentar o rebanho de Cristo na Paróquia São Batista de Rodelas – BA. Chegando naquela cidade com todo seu ânimo e destreza para contribuir com a vivência de fé daquele povo em cada canto da paróquia; buscou fielmente ser sal e luz (Mt 5,13-16) para as pessoas: escutando, confessando, aconselhando, ensinando, celebrando a Santa Eucaristia, novenários do padroeiro, enfim um ministério frutuoso). E depois de 5 anos com seu “primeiro amor” como gostava de se referir ao povo acolhedor de Rodelas foi transferido para a Paróquia Santo Antônio de Glória – BA, onde tomou posse no dia 07 de fevereiro de 2016,  numa bonita celebração presidida pelo Vigário Geral Padre José Antônio (Paróquia Santa Teresa de Jesus em Ribeira do Pombal – BA),  e teve a participação dos seus paroquianos de Rodelas que num gesto de entrega vieram acompanhá-lo em sua nova morada com o povo de Glória – BA.

Nos agradecimentos na missa de posse disse ao povo ali reunido sobre o momento de mudança de paróquia “são gestos bonitos que nascem do coração, e com certeza ao povo de Rodelas sei que será sempre meu primeiro amor, foi lá que comecei essa história, mas sei que onde estiver o Senhor vai me dar forças para seguir na missão, peço que rezem por mim. ” Entre as suas diversas contribuições no contexto diocesano foi o padre referencial e coordenador das Pastorais Sociais.

Crédito: Edisandro Barros

E como sempre costumava ser em seu ministério estava com muitos projetos para contribuir com o seu novo rebanho do Senhor, porém em um dos exames de rotina realizados em Feira de Santana – BA em meados de outubro foi diagnosticada uma pneumonia que impediu momentaneamente seus intentos pastorais. Ficou aproximadamente um mês internado no hospital EMEC em Feira de Santana indo três vezes para a UTI (unidade de terapia intensiva). Durante este período apresentou um quadro de infecção devido a uma bactéria. No começo de dezembro de 2016 seu quadro clínico era preocupante pois estava na UTI sedado devido seu organismo não reagir às medicações. Infelizmente no dia 06 de dezembro aproximadamente às 21h veio a óbito. E a Diocese cumpriu o doloroso dever de comunicar seu falecimento e realizou uma Missa de corpo presente na quadra da Paróquia de Santo Antônio da Glória. Foi sepultado no dia 08 de dezembro no Cemitério Senhor do Bonfim em sua terra natal.

Portanto, permanece para todos as memórias e recordações de um servo de Cristo que soube viver até as últimas circunstâncias sua fé e vocação com alegria entregando-se totalmente pela causa do Evangelho.

RELACIONADAS

Bagaceira ainda fora dos grandes eventos na Bahia, aposta na internet e shows
Ilze Scamparini se pronuncia após recusar abraço de William Bonner: “Entrei em pânico”
Influenciador Ney Lima sofre acidente em Serrinha (BA); Hilux ficou destruída
Jogo De Luta Estilo Wwe No Celular (Imagem: T. Schneider / Shutterstock)
Os Melhores Jogos de WWE para Fãs da Luta Livre
Cena Do Filme &Quot;O Pecado Mora Ao Lado&Quot; (Reprodução: 20Th Century Fox)
Cinema e cenas marcantes: os momentos que definem a sétima arte
Foto: Bahia Notícias
copa do mundo feminina 2027: Salvador será sede e atrairá turistas

MAIS NOTÍCIAS

Capa3.Jpg
Entretenimento

Arraiá da Rua D: Paulo Afonso se prepara para a noite mais esperada do São João com solidariedade e grandes atrações

Auto-Upload-2720875.Jpeg
Entretenimento

Repórter da Globo é surpreendido ao vivo por fiel durante conclave no Vaticano: “O que você quer?”

Entretenimento

Luva de Pedreiro perde o controle em live e ameaça seguidor de morte ao ser chamado de ‘corno’

Entretenimento

Paulo Afonso: Arraiá da Rua D terá Alcymar Monteiro, Forrozão das Antigas e mais

Da Esquerda Para A Direita: The Magnificent Seven, Thunderbolts* E The A-Team (Montagem Por Kelvin Leão Para O Olhar Digital/ Crédito Das Imagens, Respectivamente: Mgm, Disney, Dune Entertainment)
Entretenimento

Filmes parecidos com Thunderbolts: 9 opções com ação e humor para assistir

Foto: Pridia
Entretenimento

Gilberto Gil anuncia quinta data da turnê ‘Tempo Rei’ em São Paulo para outubro

Entretenimento

Silvanno Salles, Unha Pintada e mais: confira as primeiras atrações confirmadas para o São Pedro de Santa Brígida

Entretenimento

Gracyanne Barbosa vira piada ao anunciar adoção de bebê reborn: “Meu sonho é ter um filho”

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?