Connect with us

Entretenimento

Coren-SP escreve carta a Ingrid e Ewbank contra sexualização das enfermeiras

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Com mais de 600 mil visualizações, os vídeos de Giovanna Ewbank com Ingrid Guimarães incomodaram o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O órgão divulgou uma carta aberta às atrizes para discutir a forma como a profissão é sexualizada — nas imagens, as duas aparecem fantasiadas de “enfermeiras-sexy” para o quadro “Na Cama com Gio”. Para o Coren-SP, abordagens do tipo funcionam como empecilho na luta ca categoria por reconhecimento.

“No vídeo de vocês, o uso de termos como “vestida desse jeito” e “ela não só veio vestida de enfermeira como também trouxe brinquedos” reduz a profissão a uma mera fantasia sexual. A enfermagem é uma profissão que depreende anos de estudo e aperfeiçoamento. Sua classificação fantasiosa é apenas mais um exemplo de um machismo estrutural que reduz o trabalho feminino a questões sexuais”, defende Renata Pietro, que assina o texto.

Presidente do Coren-SP, ela ressalta que possui mais de 20 anos de profissão e que, desde que começou a estudar, percebeu como a área é estigmatizada. A fim de combater isso, a enfermeira cita iniciativas nacionais e internacionais, como a campanha “Nursing Now” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa chamar a atenção dos governos para a valorização desses profissionais.

Mais Lidas