A arte sempre recorreu a histórias reais, até às mais perturbadoras. Por que sentimos uma atração quase magnética por relatos sombrios quando eles viram jogos de terror?
Uma lista reuniu cinco títulos que se inspiraram em fatos verídicos — entre eles obras que remetem ao Incidente do Passo Dyatlov (1959, União Soviética) e ao acidente nuclear de Chernobyl (1986, Ucrânia).
Os jogos citados
-
Kholat — disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. O game parte do episódio de 1959, quando nove estudantes morreram nos Montes Urais em circunstâncias incomuns. No papel de um investigador, o jogador volta à região gelada em busca de respostas e enfrenta criaturas e fenômenos inexplicáveis.
-
Chernobylite — lançado para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. Inspirado pelo desastre de 1986, o jogador assume a pele de um ex-físico que explora a Zona de Exclusão de Chernobyl, encara inimigos humanos e entidades chamadas Shadows, e precisa administrar recursos para sobreviver.
-
Fears to Fathom — disponível na Steam. Cada capítulo em primeira pessoa adapta relatos enviados por usuários à equipe liderada pelo indiano Mukul Negi. O foco está na exploração, na interação e na furtividade em cenários variados, como casas, florestas e hotéis.
-
The Town of Light — para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. O jogo se inspira no Ospedale Psichiatrico di Volterra, em Volterra, na Toscana. Em primeira pessoa, conta a história de Renée, personagem fictícia que retorna ao hospital abandonado em busca de memórias sobre sua internação na década de 1940.
-
Dark Pictures Anthology: The Devil in Me — disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. O título se apoia na figura histórica de H. H. Holmes e em seu chamado “Murder Castle“, em Chicago, Illinois. Na narrativa, cinco protagonistas ficam presos em uma réplica do edifício e precisam superar armadilhas e enigmas para tentar escapar.
Essa tendência de transformar acontecimentos reais em material de horror também aparece em produções audiovisuais. Como exemplo recente, a lista citou a série “Monstro: A História de Ed Gein”, lançada pela Netflix em 2025. Os títulos mencionados seguem disponíveis nas plataformas indicadas, oferecendo abordagens variadas — do horror psicológico à ação de sobrevivência — sobre como adaptar eventos reais ao universo dos videogames.

