A festa de São Cosme e Damião se aproxima na Bahia e o caruru volta a ocupar lugar de destaque nas mesas — seja em almoços de família, nas festas de rua ou como oferta de promessa e agradecimento. O prato traz memórias e pequenas variações de casa em casa, mas a presença é sempre marcada.
Considerado um dos protagonistas da culinária baiana, o caruru tem no quiabo, no azeite de dendê e no camarão seco a base que define seu sabor. Embora ingredientes e modos de preparo mudem entre famílias, a essência regional se mantém. A popularidade da receita extrapola a Bahia, mas o eixo da tradição permanece ali.
Receita passo a passo
O preparo é mais simples do que parece. Com passos diretos, qualquer pessoa pode entender a técnica básica:
- Corte os quiabos em pedaços pequenos, em formato de cruz, e reserve.
- Aqueça uma panela em fogo alto e junte o quiabo, mexendo junto com a cebola.
- No liquidificador, bata um creme com um pouco de água ou leite de coco, temperos, amendoim, castanha, cebola, coentro e camarão seco, até triturar bem.
- Volte essa mistura para a panela com o quiabo e cozinhe em fogo baixo; acrescente azeite de dendê e leite de coco, mexendo até adquirir cor dourada.
De acordo com o passo a passo, a técnica pode ser apreendida em cerca de um minuto — mas a riqueza do prato vem da combinação dos temperos e do toque de cada cozinheiro.
Participe do canal no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Isadora Gomes é estagiária de redação do Ibahia e estudante de Jornalismo. Natural do Baixo Sul da Bahia, é apaixonada por cultura, entretenimento e viagens. Encontre-me no: