Alguns carros deixaram de ser apenas máquinas para andar — viraram personagens. Eles marcaram gerações por um visual único, por gadgets memoráveis ou simplesmente por aparecerem na hora certa na tela. Que tal relembrar seis desses ícones e entender por que eles continuam valendo ouro para colecionadores?
DeLorean DMC-12
O DeLorean DMC-12 ganhou fama mundial como máquina do tempo na trilogia lançada entre 1985 e 1990. Seu visual é inconfundível: portas asa‑de‑gaivota e carroceria em aço inoxidável. Apesar de curto na linha de produção — por dificuldades financeiras do fabricante — o design futurista virou símbolo da saga e hoje exemplares originais alcançam valores altos em leilões, além de inspirarem réplicas e projetos elétricos modernos.
Chevrolet Impala Sedan 1967
Na TV, o Chevrolet Impala Sedan 1967 ficou ligado ao personagem Dean Winchester, da série Sobrenatural, aparecendo em preto como peça central da história dos irmãos caçadores. O carro exibiu um motor V8 327 “big block” com carburador Quadrijet e cerca de 270 cv na preparação da série (contra ~210 cv da configuração original), além de câmbio automático de três marchas com alavanca na coluna.
Batmóvel
O primeiro visual do Batmóvel da televisão surgiu a partir do Lincoln Futura, um carro‑conceito de 1954 que George Barris comprou por US$ 1 e adaptou para a série dos anos 1960. O trabalho foi veloz: concluído em 15 dias com orçamento de US$ 15 mil. Desde então, o Batmóvel teve muitas faces — do estilo estilizado do seriado ao perfil mais militar do Tumbler nos filmes de Christopher Nolan — e virou linha importante de brinquedos, jogos e réplicas, algumas até adquiridas por celebridades como o jogador Neymar Jr.
Chevrolet Camaro
O Chevrolet Camaro, lançado como modelo 1967 após ser apresentado em 1966, se consolidou na cultura pop ao interpretar o robô Bumblebee na franquia Transformers. Várias gerações do Camaro apareceram nas telas: a versão de 2010 em Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011), o Camaro 2013 em Transformers: A Era da Extinção (2014) e a sexta geração em Transformers: O Último Cavaleiro (2017). No Brasil, o Camaro desembarcou em 2010 e logo chamou atenção pelo design reconhecido internacionalmente.
Aston Martin DB5
O Aston Martin DB5, de 1963, tornou‑se sinônimo de elegância e espionagem ao ser usado pelo agente James Bond em 007 Contra Goldfinger (1964). Equipado, na ficção, com dispositivos de combate como assento ejetor e metralhadoras, o DB5 manteve presença na franquia e também foi destaque em 007: Sem Tempo para Morrer (2021).
Compact Pussycat
Da animação, o Compact Pussycat é o carro associado à Penelope Charmosa em Corrida Maluca. Com traços mais femininos e gadgets voltados ao cuidado pessoal — além de um assento ejetor para passageiros indesejados — o veículo é identificado como número 5 na trama e também virou brinquedo e objeto de réplica para fãs.
Todos esses automóveis seguiram exercendo influência no mercado de colecionismo e no licenciamento: modelos originais são valorizados em leilões e a produção de réplicas, brinquedos e versões atualizadas mantém vivas as referências estéticas e as fantasias tecnológicas que vimos nas telas.