A Polícia Civil do Estado de Alagoas publicou o edital do seu novo concurso público, com 300 vagas distribuídas entre os cargos de Agente de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil. São 150 vagas imediatas e 150 destinadas ao cadastro de reserva. A notícia é uma oportunidade concreta para quem deseja ingressar na segurança pública no Nordeste.
O Edital nº 1 – PC/AL foi publicado oficialmente em 3 de julho de 2026 pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (SEPLAG/AL). O concurso será organizado pelo Cebraspe e oferece remuneração inicial de R$ 5.318,63, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A distribuição das vagas é a seguinte: Agente de Polícia Civil conta com 65 vagas imediatas e mais 65 para cadastro de reserva; já o cargo de Escrivão de Polícia Civil tem 85 vagas imediatas e outras 85 para cadastro de reserva. A distribuição contempla vagas para ampla concorrência, pessoas com deficiência e candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Ambos os cargos exigem formação de ensino superior em qualquer área, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Há ainda exigências específicas por cargo: o Agente requer Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" ou superior, enquanto o Escrivão precisa apresentar certificado de conclusão de curso de digitação.
As inscrições poderão ser efetuadas entre 3 de agosto e 11 de setembro, ao custo de R$ 200,00, enquanto as provas estão previstas para 6 de dezembro. O período para solicitar isenção da taxa será de 3 a 14 de agosto de 2026, voltado a desempregados, doadores de sangue ou medula óssea, convocados pela Justiça Eleitoral e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme as especificidades da legislação estadual.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 6 de dezembro de 2026, nas cidades de Arapiraca e Maceió, com duração de 4 horas e 30 minutos. A prova objetiva será composta por 120 itens no modelo tradicional do Cebraspe, divididos entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
O concurso será composto por duas etapas: a primeira reúne provas objetivas, prova discursiva e investigação social; a segunda é o Curso de Formação Policial, de caráter eliminatório e classificatório. Durante o curso de formação, o candidato terá direito a uma bolsa de estudo mensal correspondente a 50% do vencimento-base do cargo.
A seleção terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogada, uma vez, por igual período, considerando a necessidade e conveniência da Administração Pública. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal do Cebraspe na internet.







