Última hora
Publicidade
PMPA - 5736
Emprego

Alagoas formaliza nomeação de delegados de concurso aberto há quatro anos; processo ainda tem etapas em curso

Decretos saíram no Diário Oficial desta quinta-feira (9) e incluem candidatos sub judice no resultado de exames, com avaliação psicológica prevista para o dia 19.

Redação ChicoSabeTudo
10 de julho, 2026 · 00:35 2 min de leitura
Fachada de delegacia da Polícia Civil de Alagoas
Fachada de delegacia da Polícia Civil de Alagoas

O Governo de Alagoas deu mais um passo para concluir o concurso público da Polícia Civil do estado, aberto em 2022. Na última quinta-feira (9), o Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a publicação dos decretos que formalizam a nomeação de candidatos aprovados para o cargo de Delegado de Polícia — quatro anos após o processo seletivo ter sido lançado.

Publicidade

Segundo informações divulgadas pelo portal IT Notícias, os decretos publicados registram a nomeação de 13 candidatos em caráter efetivo, referentes ao Edital nº 1, Delegado PC/AL, de 12 de maio de 2022. Os aprovados passam a integrar o quadro da Polícia Civil no cargo de Delegado de Polícia de 4ª Classe — simbologia DPC-4 —, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O governador Paulo Dantas oficializou a nomeação dos novos delegados da Polícia Civil aprovados no concurso público realizado em 2022. A nomeação foi precedida por parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que atestou a regularidade do concurso, cujo edital foi publicado em maio de 2022, além da existência de dotação orçamentária para a posse dos servidores.

O ato, assinado pelo governador, oficializa a convocação dos novos servidores e dá início ao prazo legal para a posse dos aprovados, que serão destinados às delegacias da capital e do interior.

Publicidade

O concurso, no entanto, ainda não está encerrado. A mesma edição do Diário Oficial trouxe edital com a inclusão de candidatos sub judice no resultado final dos exames laboratoriais e médicos, além da convocação para a etapa de avaliação psicológica, prevista para o dia 19 de julho. Segundo informações divulgadas pela fonte, o certame segue com movimentações em andamento.

O certame aberto em 2022 havia sido suspenso e foi reaberto em 2023, ofertando 100 vagas no cargo de Delegado da PC/AL. O concurso contou com 15.252 inscritos. O salário é de R$ 20.665,50, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O concurso para Delegado da PC/AL contou ainda com as seguintes etapas de avaliação: Teste de Aptidão Física, Exames Laboratoriais e Médicos, Avaliação Psicológica e Curso de Formação Profissional, todos de caráter eliminatório.

Publicidade

Com o decreto, os aprovados passam a cumprir o cronograma estabelecido pelo Governo de Alagoas e pela Polícia Civil, que inclui convocação para apresentação de documentos, exames admissionais e demais procedimentos necessários antes da posse.

A publicação reforça o esforço do governo alagoano em ampliar o efetivo da corporação. Ao todo, o governo estadual prevê 11.220 novas vagas em concursos públicos para cargos de níveis médio e superior, reforçando o plano de expansão e modernização do serviço público em Alagoas.

Publicidade

Leia também