A Yamaha Motor anunciou seis protótipos que serão exibidos no Japan Mobility Show 2025, em Tóquio, de 29 de outubro a 9 de novembro. O evento vem sob o conceito Sinta o futuro da mobilidade homem-máquina e reúne ideias que misturam inteligência artificial, eletrificação, design e sustentabilidade.
Os projetos apresentados podem ter aplicação prática fora do Japão — a Yamaha citou impacto possível no Brasil e na Bahia, especialmente nas áreas de IA, veículos elétricos e hidrogênio. Mas o que exatamente foi mostrado?
Principais protótipos
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MOTOROiD:Λ — uma evolução de moto autônoma que usa aprendizado por reforço. O sistema treina em ambientes virtuais e transfere esse aprendizado para o mundo real.
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Tricera proto — triciclo elétrico com direção nas três rodas e recursos que ampliam a sensação de controle do condutor.
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H2 Buddy Porter Concept — scooter movida a hidrogênio, desenvolvida em parceria com a Toyota, com dois tanques compactos e autonomia acima de 100 km.
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PROTO BEV — moto esportiva elétrica pensada para desempenho, com bateria de alta capacidade, estrutura leve e resposta imediata ao acelerador.
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Y-00B: Base e Y-00B: Bricolage — duas bicicletas elétricas minimalistas e personalizáveis; a Bricolage traz referências à YA-1, primeira moto da Yamaha de 1955, numa celebração dos 70 anos da marca.
Destaque tecnológico
O destaque foi o MOTOROiD:Λ, descrito como a versão mais avançada desde 2017. Ele usa aprendizado por reforço para “reaprender” equilíbrio — inclusive depois de quedas — e conta com um exoesqueleto leve pensado para proteger a máquina durante o processo de treinamento. Em vez de regras rígidas, o sistema aprende comportamentos em simulações e os adapta ao mundo real.
O Tricera proto chamou atenção pela proposta de tornar a condução prazerosa num veículo de três rodas; até um sistema de som ativo foi usado para simular o ronco de motores esportivos e aumentar a imersão. Já o H2 Buddy Porter Concept, fruto da parceria com a Toyota, aparece como alternativa de propulsão limpa para o dia a dia urbano, compatível com padrões europeus de emissões.
A PROTO BEV foca no desempenho com controles simplificados para que o piloto se concentre na pilotagem. E as Y-00B trazem duas visões para a mobilidade elétrica urbana: a Base, mais enxuta e fácil de personalizar, e a Bricolage, que mistura traços retrô e tecnologia atual.
No estande da Yamaha, a tecnologia também se aproximou da arte: estavam previstas apresentações musicais com instrumentos eletrônicos da Yamaha Corporation, conectando som, experiência do usuário e inovação.
Em resumo: a proposta da Yamaha é repensar a relação entre ser humano e máquina, buscando uma mobilidade mais intuitiva, limpa e conectada — com ideias que podem, no futuro, chegar também ao Brasil.