O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) que passará a exibir anúncios em sua plataforma, marcando uma nova fase no modelo de negócios do aplicativo de mensagens mais popular do mundo. A novidade, que será implementada gradualmente, visa ampliar as oportunidades para empresas e criadores de conteúdo, além de oferecer novas formas de monetização para administradores de canais.
Segundo a empresa, os anúncios aparecerão na aba “Atualizações”, espaço onde ficam os Status dos usuários e os Canais — área que recebe cerca de 1,5 bilhão de visitas diárias. O formato é semelhante ao Stories do Instagram, e os anúncios de empresas serão exibidos entre as publicações de amigos, familiares e canais seguidos. Não haverá anúncios na aba “Conversas”, e as mensagens privadas não serão utilizadas para direcionamento de propaganda.
A segmentação dos anúncios será feita a partir de informações como idade, localização aproximada (cidade e país), modelo do celular, tipo de conexão à internet, além dos canais seguidos e das interações do usuário com conteúdos na aba “Atualizações”. Caso o usuário tenha integrado suas contas do Instagram e Facebook à Central de Contas da Meta, esses dados também poderão ser utilizados para personalizar os anúncios exibidos no WhatsApp.
A Meta, controladora do WhatsApp, afirma que a privacidade dos usuários será preservada. Dados sensíveis, como número de telefone, contatos salvos, mensagens, ligações e atualizações de status pessoais, não serão usados para selecionar os anúncios. O número de telefone, segundo a empresa, não será vendido ou compartilhado com anunciantes.
Outra novidade é que administradores de canais poderão cobrar por acesso a conteúdos exclusivos e pagar para que seus canais tenham mais destaque nas sugestões da plataforma, ampliando as possibilidades de engajamento e monetização.
Com mais de 3 bilhões de usuários no mundo, o WhatsApp estima que metade desse público acessa diariamente a aba “Atualizações”, o que deve potencializar o alcance das campanhas publicitárias e dos conteúdos pagos.
A implementação dos anúncios e das assinaturas pagas será feita de forma gradual, e o WhatsApp reforça que continuará investindo em recursos para garantir a segurança e a privacidade dos usuários.