Salvador marcou presença em um palco global. A cidade foi a única representante brasileira na Velo-city 2025, a maior conferência internacional focada em mobilidade urbana sustentável e no uso da bicicleta como meio de transporte. O evento importantíssimo está acontecendo em Gdansk, na Polônia, desde o dia 10 de junho e termina nesta sexta-feira, dia 13. Que momento para a capital baiana, não é mesmo?
Um brasileiro no palco internacional
E não para por aí. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, também foi o único brasileiro a palestrar no evento. Ele falou em uma sessão muito relevante sobre como diferentes formas de se mover pela cidade podem conviver juntas: “Intermodalidade: Como bicicletas, ônibus, pedestres e carros podem conviver?”. O tema é central para o futuro das nossas cidades.
Apresentação de um programa inovador
Edington apresentou o “Motorista Vai de Boa – Ações Educativas para Motoristas de Ônibus”. Sabe aquele programa que faz a diferença no dia a dia? É exatamente ele! Essa iniciativa pioneira no Brasil nasceu dentro do Movimento Salvador Vai de Bike e mostra o compromisso da cidade com a segurança de quem pedala.
O foco principal é a educação. O programa oferece formação contínua para os motoristas de ônibus, buscando mostrar a fragilidade dos ciclistas no trânsito. O objetivo? Promover um convívio mais amigável entre todos que usam as ruas, diminuir acidentes e fazer com que quem escolhe a bicicleta se sinta mais seguro ao se deslocar, construindo um trânsito mais empático e respeitoso.
O reconhecimento da cidade
O prefeito Bruno Reis comentou sobre a participação. Segundo ele, a presença de Salvador na Velo-city 2025 fala do reconhecimento global de um trabalho sério, um esforço para ter uma cidade mais humana, sustentável e conectada. O programa “Motorista Vai de Boa”, segundo ele, prova que o investimento vai além das ciclovias e chega na educação e na convivência. É motivo de orgulho ver Salvador virar um ponto de referência mundial em mobilidade urbana e segurança para ciclistas.
Essa participação reforça a atenção internacional às ações públicas de Salvador. Ações que focam em se mover de forma ativa, em ensinar boas práticas no trânsito e em integrar ciclistas, pedestres e o transporte público. Salvador vem ganhando destaque no Brasil todo, não só pela expansão das ciclovias, mas também pelas iniciativas que incentivam o uso da bicicleta como uma opção real para ir e vir na cidade. A cidade continua seu trabalho para melhorar a vida urbana através da mobilidade.