Um dos veículos mais emblemáticos da indústria automobilística brasileira, a Brasilia, lançada em junho de 1973, teria hoje um valor de mercado equivalente a R$ 127.883,12, caso seu preço original fosse corrigido pela inflação. O cálculo, realizado pela Calculadora do Cidadão do Banco Central, utiliza o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getulio Vargas (FGV), como base de correção.
Origem e Ascensão
A Brasilia surgiu da necessidade da Volkswagen de inovar no mercado nacional. Liderando as vendas com o Fusca, a montadora percebeu que o modelo necessitava de um sucessor que trouxesse modernidade sem perder a robustez. Projetada por brasileiros, incluindo o designer Marcio Lima Piancastelli, a Brasilia foi uma aposta da engenharia automotiva nacional que se mostrou vitoriosa. O nome do veículo, inclusive, reforçava as raízes nacionais do projeto e era bem visto pelo governo militar da época.
O carro rapidamente se estabeleceu como um sucesso de vendas, competindo diretamente com modelos como o Chevrolet Chevette e o Dodge 1800. Somente em 1975, mais de 126 mil unidades foram comercializadas no Brasil. A aceitação foi tão grande que a Brasilia foi exportada para diversos países, incluindo Portugal, Colômbia, Chile, Filipinas, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Uruguai e Nigéria. Ao longo de quase uma década de produção, que se encerrou em 1982, mais de 1 milhão de Brasilias foram vendidas antes da Volkswagen focar seus esforços no desenvolvimento do Gol.
Características e Legado
Com um design que remetia a uma pequena perua, e que levou a imprensa a apelidá-la de “mini-Variant” em seus protótipos iniciais, a Brasilia se destacava pelo seu amplo espaço interno. Apesar de compartilhar a mesma distância entre-eixos do Fusca (2,40 m), suas linhas retas permitiam uma cabine mais generosa. O motor original, de 1.3 litro, foi rapidamente substituído por um 1.6, que, assim como no Fusca, era posicionado na traseira e entregava 60 cavalos de potência. Isso permitia ao veículo atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 130 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 25 segundos.
A robustez mecânica era uma marca registrada da Brasilia, contribuindo para a consolidação da imagem da Volkswagen como fabricante de carros duráveis no Brasil. Curiosamente, uma versão de quatro portas foi lançada, mas não obteve sucesso significativo devido à preferência dos consumidores brasileiros da época por carros de duas portas.
Da Cultura Pop ao Custo Atual
O impacto da Brasilia transcendeu o universo automotivo, tornando-se parte da cultura popular brasileira e internacional. O modelo é imortalizado em um dos maiores sucessos dos anos 1990, a música “Pelados em Santos”, da banda Mamonas Assassinas, com o verso “Brasilia amarela com rodas gaúchas”. Além disso, o carro ganhou fama internacional ao aparecer no seriado mexicano “Chaves”, onde era o veículo do personagem Seu Barriga. Esse fenômeno se deve ao grande sucesso da Brasilia no México, com mais de 72 mil unidades fabricadas e vendidas no país latino entre 1974 e 1982.
Para determinar o custo atual da Brasilia de 1973, cujo preço de lançamento era de aproximadamente Cr$ 20.741,00, o Banco Central utilizou o IGP-DI/FGV. A ferramenta da instituição financeira permite a conversão e correção de valores entre diferentes moedas e períodos, superando a ausência do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que só foi criado em 1979. A impressionante cifra de R$ 127.883,12 reforça a percepção de que, historicamente, o custo de aquisição de um carro no Brasil tem sido elevado.