Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Curiosidades e Tecnologia

TSE lança centro de combate à desinformação sob liderança de Alexandre de Moraes

TSE lança 'QG contra Fake News', liderado por Alexandre de Moraes, focando em eleições limpas.

Última atualização: 12/03/2024 10:31
Compartilhar
Fake News
fake news
Compartilhar

Em uma tarde de terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um movimento estratégico para enfrentar um dos maiores desafios da era da informação: a desinformação. Nascia o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), sob a liderança do ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE. Este centro tem um propósito claro: combater as notícias falsas e discursos que ameaçam os fundamentos democráticos, especialmente no contexto das eleições.

O objetivo principal do Ciedde é criar uma rede de colaboração, unindo forças entre a Justiça Eleitoral, diversos órgãos públicos e entidades privadas, incluindo redes sociais e serviços de mensageria. Esta cooperação visa assegurar a aderência às regras estabelecidas pelo Tribunal para a propaganda eleitoral, garantindo que a liberdade de escolha dos eleitores seja protegida.

Além disso, o Ciedde tem uma missão importante de olhar para o futuro, monitorando o uso da inteligência artificial em eleições vindouras. A iniciativa também se estende para organizar cursos, seminários e estudos focados em cidadania, democracia, direitos digitais e, claro, o combate à desinformação eleitoral. É uma maneira de educar e preparar a sociedade para discernir entre o que é fato e o que é fabricação, em meio a um mar de informações que circulam na internet.

Dentre as figuras-chave que farão parte do Ciedde, além do ministro Moraes, estão personalidades do TSE como Cleso Fonseca, Floriano Azevedo, Giselly Siqueira, José Fernando Chuy e Rogério Galloro. E não para por aí, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também serão convidados a unir esforços neste combate, através de acordos de cooperação técnica.

Esta movimentação do TSE com a criação do Ciedde é um passo significativo na luta contra a desinformação. Em um mundo onde as fake news têm o poder de influenciar eleições e moldar percepções públicas, iniciativas como esta são essenciais para defender a integridade do processo democrático e garantir que a verdade prevaleça.

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Prefeitura de Paulo Afonso divulga calendário de eventos de julho para celebrar 67 anos da cidade
Cenário Político
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Imagem: Sansert Sangsakawrat / Istock
Curiosidades e Tecnologia

IA revoluciona eficiência e transparência no setor público

(Imagem: Or Ben-Zvi)
Curiosidades e Tecnologia

Novo Microscópio Subaquático Revoluciona Estudo de Corais

Pombo. / Crédito: Snehaaaa Patel (Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

Animais urbanos: 6 espécies se adaptam em centros do Brasil

Horoscopododia-7.Jpg
Curiosidades e Tecnologia

Márcia Fernandes prevê prosperidade para Escorpião, Câncer e Aquário em julho

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?