Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Curiosidades e Tecnologia

Supermercados da Bahia devem fornecer sacolas recicláveis gratuitamente, decide Justiça

Justiça baiana rejeita pedido do Sindsuper contra a Lei das Sacolas Plásticas de Salvador, que exige sacolas recicláveis gratuitas.

Última atualização: 13/07/2024 09:49
Compartilhar
Compartilhar

A Justiça da Bahia rejeitou um pedido de tutela de urgência apresentado pelo Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper) contra a Lei n. º 9.817/2024, também conhecida como Lei das Sacolas Plásticas de Salvador. Com esta decisão, os supermercados baianos devem, a partir do próximo domingo (14), fornecer sacolas plásticas recicláveis gratuitamente. Caso não cumpram a determinação, estarão sujeitos a penalidades.

O Sindsuper argumentou que a lei apresenta problemas tanto materiais quanto formais, alegando “inconstitucionalidade e ilegalidade” nas exigências feitas. O sindicato também afirmou que houve “usurpação de competência”, argumentando que a Câmara e a Prefeitura de Salvador não têm autoridade para legislar sobre o setor privado, pois isso seria responsabilidade do “Direito Comercial e do Consumidor”. Além disso, eles alegaram “violação na tramitação do processo legislativo”, acusando os vereadores de acelerarem o processo de aprovação da lei de maneira irregular. No entanto, todas essas alegações foram rejeitadas pelo juiz Glauco Dainese de Campos, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que se baseou em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e na própria Constituição.

Em relação aos custos associados ao fornecimento das sacolas recicláveis, o juiz destacou que os supermercados já arcavam com despesas semelhantes anteriormente, com as sacolas plásticas tradicionais. Ele afirmou que “os custos da entrega das sacolas biodegradáveis já eram suportados antes da referida legislação com as sacolas plásticas tradicionais. Eventuais custos excedentes serão, como todos os demais custos de um negócio, diluídos”.

Sobre a questão da competência do município para legislar em ambientes privados, o magistrado explicou que, apesar da lei ter um caráter complexo e híbrido, ela possui um claro teor ambiental e de interesse local. Ele citou a tese firmada pelo STF no TEMA 145 de Repercussão Geral: “O município é competente para legislar sobre o meio ambiente com a União e o Estado, no limite do seu interesse local e desde que tal regramento seja harmônico com a disciplina estabelecida pelos demais entes federados (art. 24, VI, c/c 30, I e II, da Constituição Federal)”.

O juiz também mencionou precedentes do STF sobre a competência material e formal dos municípios em legislar sobre questões como meia-entrada para estudantes ou outras categorias, sem que isso viole a liberdade econômica. Em relação à alegação de “vício no processo legislativo”, o juiz afirmou que não foram apresentadas provas de que a Câmara tenha desrespeitado seus ritos.

Com essa decisão, a obrigação de fornecer sacolas plásticas recicláveis permanece em vigor, e os supermercados devem se adequar à nova legislação ambiental.

TAGS:Justiça da Bahialei das sacolas plásticassalvadorSindsuperSupermercados

MAIS LIDAS

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia
Polícia e investigação
Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis
Polícia e investigação
Jovem morta após infarto havia recebido alta médica com diagnóstico de crise de ansiedade
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Curiosidades e Tecnologia

Brasil é 5º na AL e 36º global em ranking de felicidade

(Imagem: Viktollio/Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

Dados de usuários: Bilhões para redes sociais e apps

Ia Do Google Decifra O Dna Humano (Imagem: Rafael Magalhães/Chatgpt)
Curiosidades e Tecnologia

Google lança IA AlphaGenome para prever mutações genéticas

Aposta Em Bets Via Joédson Alves/Agência Brasil
Curiosidades e Tecnologia

Plataformas de apostas se tornam 2º maior destino online no Brasil

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?