A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) publicou o edital do processo seletivo simplificado para a contratação de 1.906 professores da Educação Básica, em regime temporário, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O certame contempla oportunidades em todas as regiões do estado, com destaque para a realização das provas em Paulo Afonso e outros 25 municípios baianos.
O edital nº 13/2025 exige licenciatura plena na área de atuação e oferece remuneração de até R$ 3.256,70 para uma carga horária de 20 horas semanais. As vagas estão distribuídas entre as disciplinas de Artes, Biologia, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Para a Educação do Campo, são 23 vagas imediatas, aceitando licenciaturas com qualquer ênfase na área.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 30 de junho e 20 de julho de 2025, no site da UNEB (https://www.inscricao.uneb.br/educbasica2025). A taxa de inscrição é de R$ 110,00, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea, nos dias 30 de junho e 1º de julho.
O processo seletivo será composto por uma única etapa: prova objetiva, prevista para o dia 14 de setembro de 2025. A avaliação contará com 50 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, conhecimentos contextuais, políticas educacionais e combate à pobreza, igualdade racial e de gênero) e 30 de conhecimentos específicos da área escolhida. Para ser aprovado, o candidato deve obter pelo menos 25 pontos e não zerar nenhuma das áreas avaliadas.
As provas serão aplicadas em Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. O gabarito será divulgado em 15 de setembro e o resultado final está previsto para 24 de outubro de 2025.
O edital reserva 30% das vagas para candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência, além de formar cadastro reserva em todos os municípios. O contrato terá duração inicial de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O processo seletivo tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois.
As informações completas, incluindo o edital e o cronograma, estão disponíveis no site da UNEB.