Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

São Paulo terá remédio à base de cannabis disponível no SUS

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Cannabis Disponível No Sus

A lei que prevê a inclusão de medicamentos com cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo foi sancionada na última terça-feira (31), com vetos parciais. O projeto foi aprovado no dia 21 de dezembro de 2022, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com a proposta do deputado Caio França (PSB).

O parlamentar postou nas redes sociais que essa é uma vitória para os familiares “de autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson e outras patologias”. Na segunda-feira (30), o deputado enviou um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas, além de notas de apoio, ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A nova lei deveria ser aprovada ou rejeitada até sexta-feira (3).

Os vetos parciais, de acordo com o governo, referem-se a trechos que estão em desacordo com a Constituição Federal. O texto será enviado à Alesp para análise.

O Governo Estadual anunciou que será formado um grupo para regularizar a nova legislação.

“Os profissionais serão responsáveis pela implementação, atualização e reavaliação da Política Estadual de Medicamentos Formulados à Base de Cannabis. A medida minimiza os impactos financeiros da judicialização e, sobretudo, garante a segurança dos pacientes, considerando protocolos terapêuticos eficazes e aprovados pelas autoridades de Saúde”, diz o Governo. 

A importação de medicamentos à base de cannabis foi permitida em 2015 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os medicamentos só podiam ser adquiridos pelo Governo do Estado por meio de determinação judicial.

Mais Lidas