Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

VÍDEO: Agricultor de 61 anos é engolido por cobra píton de 8 metros em plantação

Operação Artemis: Forças integradas capturam pauloafonsinos do PCC escondidos em Minas Gerais

Ex-diretora de presídio é acusada de mandar matar dono de página de fofoca que a chamou de “miliciana”

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Curiosidades e Tecnologia

Salvador avalia tecnologia de ponta para segurança pública

A Prefeitura de Salvador analisa a implementação de drones israelenses e reconhecimento facial em seu futuro Centro de Controle Operacional para reforçar a segurança.

Última atualização: 08/07/2025 10:36
Compartilhar
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Compartilhar

A Prefeitura de Salvador analisa a implementação de tecnologias de ponta, como drones de origem israelense e sistemas de reconhecimento facial, para reforçar a segurança pública na capital baiana. A iniciativa foi tema de uma reunião estratégica realizada nesta segunda-feira (7), no Palácio Thomé de Souza, com a presença do prefeito Bruno Reis e membros da gestão municipal.

O objetivo é incorporar essas ferramentas ao futuro Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade, que está em fase de construção. O encontro contou com a participação de secretários e diretores, como Alberto Braga, da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), e Humberto Sturaro, diretor-geral de Segurança Urbana.

Tecnologia em foco

Entre as propostas avaliadas estão drones de última geração, similares aos utilizados em Israel, capazes de oferecer monitoramento aéreo em tempo real. Além disso, a prefeitura estuda a adoção de câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, um modelo já aplicado com êxito em outras capitais brasileiras, a exemplo de São Paulo.

Esses equipamentos serão conectados ao Observatório Inteligente de Salvador, que funcionará como o CCO municipal no Subúrbio Ferroviário. A fase inicial do projeto-piloto prevê a instalação no Centro Histórico, com expansão gradativa para bairros de grande circulação como Rio Vermelho, Barra e Itapuã.

“Infelizmente, a insegurança é hoje o principal problema da nossa cidade. Embora a segurança pública seja uma responsabilidade do Estado, vamos assumir esse desafio para proteger a população”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Referência paulista

O programa Smart Sampa, da capital paulista, serve de referência para Salvador. Em São Paulo, o sistema conta com mais de 26 mil câmeras, das quais 4 mil realizam leitura de placas. A operação integrada já colaborou em 2025 para:

  • 2.746 prisões em flagrante;
  • 1.410 capturas de foragidos;
  • Localização de 73 pessoas desaparecidas;
  • Solução de 14 ocorrências envolvendo veículos.

O sistema paulista, visitado pela equipe de Salvador em abril, conecta-se a bancos de dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e a outros cadastros nacionais, agilizando as ações de resposta. Atualmente, Salvador possui cerca de 3,7 mil câmeras de vigilância.

Expansão e colaboração

A prefeitura de Salvador também planeja integrar imagens captadas por comércios, residências e condomínios particulares que optarem por aderir ao programa. Essa medida visa ampliar a cobertura de videomonitoramento na cidade.

“Vamos convidar as entidades privadas a colaborar com esse novo modelo de segurança pública, permitindo que suas câmeras também façam parte da rede de videomonitoramento”, destacou Alberto Braga, secretário de Inovação e Tecnologia.

Além de atuar no combate à criminalidade, o novo sistema poderá auxiliar na prevenção de atos de vandalismo, invasões a prédios públicos como escolas e postos de saúde, descarte irregular de lixo e furtos de cabos. A expectativa é que o Centro de Controle Operacional e o novo pacote tecnológico comecem a operar parcialmente no início de 2026.

TAGS:#SegurançaDrones
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

VÍDEO: Agricultor de 61 anos é engolido por cobra píton de 8 metros em plantação
Curiosidades e Tecnologia
Ex-diretora de presídio é acusada de mandar matar dono de página de fofoca que a chamou de “miliciana”
Polícia e investigação
Capa.jpg
Paulo Afonso: Morador do Povoado Riacho morre em grave acidente com carreta
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Imagem: Oksana Mizina/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

Vitamina C reverte envelhecimento da pele, diz estudo japonês

Imagem: Fuyu Liu/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

Luz noturna eleva risco de doenças cardíacas, diz estudo

Pessoa Apertando Em Um Repelente Spray - Imagem: New Africa/Shutterstok
Curiosidades e Tecnologia

Repelente no carro: riscos a faróis, vidros e pintura

Foto: Reprodução / Youtube / Bahia Notícias
Curiosidades e Tecnologia

Golpes financeiros: especialista alerta para prevenção de fraudes

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?