Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade

Capa.jpg

Rondesp fecha ponto de tráfico de drogas na Vila Nobre, em Paulo Afonso

VÍDEO: Falta de energia é registrada em Paulo Afonso e região; moradores relatam clarão seguido por explosão

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Curiosidades e Tecnologia

Saiba todos os detalhes sobre a vacina contra a dengue no SUS

SUS incorpora vacina contra dengue, Qdenga, priorizando regiões de alta incidência e grupos de risco.

Última atualização: 23/01/2024 18:33
Compartilhar
Compartilhar

Há pouco mais de um mês, o Ministério da Saúde divulgou a inclusão da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante, chamado Qdenga, produzido pelo laboratório japonês Takeda, recebeu a recomendação para incorporação pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec) no SUS. A recomendação enfatizou a priorização de áreas com altas taxas de incidência e transmissão do vírus da dengue, assim como grupos etários com maior risco de agravamento da doença.

- Publicidade -

A ministra Nísia Trindade, em declaração à época, informou que a vacinação inicial no SUS seria limitada devido à capacidade restrita de fornecimento de doses pelo laboratório Takeda. A estratégia do ministério é focar a vacinação em públicos específicos e regiões prioritárias. Um trabalho conjunto entre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) estava previsto para o início do ano, para definir a melhor estratégia de aplicação das doses disponíveis. Segundo a Takeda, estão previstas 5.082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024, com um esquema vacinal de duas doses espaçadas por 90 dias.

Especialistas da CTAI sugerem que o ministério siga as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e priorize a vacinação na faixa etária de 6 a 16 anos. Entretanto, a definição final sobre a faixa etária a ser priorizada, considerando o número limitado de doses, será feita em conjunto com estados e municípios.

- Publicidade -

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim) descreve a Qdenga como uma vacina tetravalente, eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Feita com vírus vivo atenuado, é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, com contraindicações para gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiências e indivíduos com histórico de hipersensibilidade à dose anterior. A vacina mostrou eficácia variável contra diferentes sorotipos do vírus e não protege contra outras arboviroses como zika, chikungunya e febre amarela.

Em março de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Qdenga, permitindo sua comercialização no Brasil, mas com monitoramento contínuo de eventos adversos. É importante destacar que a Qdenga é o primeiro imunizante contra a dengue aprovado no Brasil para um público mais amplo, diferentemente da vacina Dengvaxia, do laboratório Sanofi-Pasteur, que é indicada apenas para quem já teve dengue e não foi incorporada ao SUS.

TAGS:imunizaçãoQdengasaúde públicasusvacina dengue

MAIS LIDAS

Homem encontrado morto em Glória (BA) tinha mandado de prisão por homicídio e era considerado de alta periculosidade
Polícia e investigação
Homem é assassinado a facadas durante discussão em bar na zona rural de Glória (BA)
Polícia e investigação
Fabiano, da dupla com César Menotti, sofre acidente de carro a caminho de show
Entretenimento
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Aa1Iawfw.jpeg
Curiosidades e Tecnologia

Fies: inscrições do 2º semestre começam hoje; prazo vai até 18 de julho

(Imagem: Svetlana Ievleva / Shutterstock.com)
Curiosidades e Tecnologia

Previsão do tempo: calor no Sudeste, frio no Sul, chuva no Norte

Curiosidades e Tecnologia

Oportunidades para auxiliar de saúde bucal, operador de loja e mais; veja as vagas de emprego em Paulo Afonso nesta segunda (14)

Imagem: Rarrarorro/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

Meta desafia União Europeia e pode sofrer novas multas

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?