Na próxima semana, a tecnologia 4G, adaptada para enfrentar as condições extremas da Lua, será testada a bordo do módulo de pouso lunar Athena, da Intuitive Machines. O Sistema de Comunicação Lunar de Superfície (LSCS) foi modificado para manter a comunicação entre o módulo e os veículos de mobilidade lunar que serão enviados à superfície.
A adaptação do LSCS exigiu melhorias específicas, garantindo que o sistema suportasse temperaturas extremas e terrenos irregulares, essenciais para o sucesso do pouso e o bom funcionamento do 4G durante a missão. A Nokia é responsável por enviar as informações e imagens diretamente para a equipe na Terra, aproximando as equipes do desafio lunar.
Essa iniciativa mostra como a tecnologia de comunicação evolui para atender a ambientes desafiadores, permitindo que futuras missões explorem a Lua com mais segurança e eficiência. Todos os ajustes foram planejados para que a missão, que inclui também o Micro-Nova Hopper, ocorra sem imprevistos.