Salvador foi o município com o maior volume de chuvas registrado na Bahia nas últimas 24 horas, de acordo com a Defesa Civil municipal (Codesal). A capital baiana acumulou 60 mm de precipitação, ficando à frente de Santa Cruz Cabrália (52,8 mm), São Félix (48,8 mm) e Camamu (47 mm).
Além dessas cidades, também aparecem no ranking dos dez municípios com mais chuva: Itamaraju (25,6 mm), Lauro de Freitas (23,4 mm), Taperoá (21,6 mm), Paulo Afonso e Prado (ambos com 19 mm), e Ilhéus (11,2 mm).
A quinta-feira (8) começou com chuvas fortes em Salvador, provocando alagamentos em bairros como Federação, Chapada do Rio Vermelho e Brotas. A Codesal havia emitido alerta de continuidade de chuvas moderadas a fortes desde quarta-feira (7), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Apesar das chuvas intensas, até as 6h30 da manhã desta quinta-feira, apenas uma solicitação havia sido registrada: uma ameaça de deslizamento de terra, sem detalhamento da área afetada.
Em algumas regiões da cidade, o volume de chuva registrado neste início de maio já ultrapassou a média histórica mensal de 302,2 mm. No bairro do Barro Duro, o acumulado chegou a 305,4 mm.