Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Tragédia em Paulo Afonso: vereador Bero do Jardim Aeroporto é encontrado morto após homicídio no bairro

Caso Raíssa Suellen: laudo pericial do computador do humorista revela novos detalhes sobre o crime

Pauta.jpg

Operação Loki: Polícia Civil desmantela grupo criminoso em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Curiosidades e Tecnologia

Orcas: grandes mamíferos que são golfinhos, não baleias, segundo especialista

Orcas são golfinhos, não baleias, segundo especialista. O termo 'baleia-assassina' é inadequado.

Última atualização: 15/09/2024 21:03
Compartilhar
Apesar De Parecerem Amigáveis E Dóceis, Orcas São Especialistas Na Arte Da Caça, Como Visto Com Tubarões-Brancos (Imagem: Vladimir Turkenich/Shutterstock)
Apesar de parecerem amigáveis e dóceis, orcas são especialistas na arte da caça, como visto com tubarões-brancos (Imagem: Vladimir Turkenich/Shutterstock)
Compartilhar

As orcas, grandes mamíferos que podem medir até quase dez metros e pesar 5,5 toneladas, são frequentemente confundidas com baleias. A barbatana dos machos pode alcançar 1,8 metros, a maior entre os cetáceos, de acordo com o World Wide Fund for Nature (WWF). Embora sejam parte da mesma ordem que as baleias, as orcas são, na verdade, um tipo de golfinho.

- Publicidade -

Os cetáceos, que incluem tanto golfinhos quanto baleias, são mamíferos aquáticos, carnívoros e possuem um par de nadadeiras peitorais e uma nadadeira caudal disposta horizontalmente. O grupo é dividido em misticetos, que incluem as grandes baleias com barbatanas, e odontocetos, onde se encontram as orcas.

Segundo o pesquisador Marcos César de Oliveira Santos, as orcas não têm barbatanas na boca, mas sim dentes, o que as classifica como odontocetos. O termo “baleia-assassina”, que popularizou a ideia de que as orcas são perigosas, deriva da expressão em inglês “killer whale”, utilizada por caçadores de baleias bascos que observaram orcas atacando baleias feridas. Santos ressalta que o uso da palavra “assassino” é inadequado para descrever o comportamento natural das orcas, que se alimentam de peixes, lulas e focas.

- Publicidade -

Embora o filme “Orca, a baleia-assassina”, de 1977, tenha contribuído para essa imagem negativa, não há registros de ataques fatais de orcas a humanos na natureza. Contudo, em cativeiro, interações com humanos resultaram em fatalidades, frequentemente devido ao estresse causado pela vida em confinamento.

MAIS LIDAS

Tragédia em Paulo Afonso: vereador Bero do Jardim Aeroporto é encontrado morto após homicídio no bairro
Polícia e investigação
Menino de 13 anos morre após passar mal durante partida de futsal em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Miss de Paulo Afonso: polícia divulga áudio enviado por humorista após assassinato; ouça
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Curiosidades e Tecnologia

Raios matam 33 pessoas durante tempestade na Índia

(Imagem: Peopleimages.com - Yuri A/Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

Pesquisa na China avança na imunoterapia contra o câncer

Imagem: New Africa/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

Bebidas Energéticas: Estudo Liga Taurina a Riscos de Saúde

(Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

Pix na mira dos EUA e golpes digitais no Brasil

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?