Uma notícia que agitou o mundo da tecnologia foi divulgada nesta quarta-feira: a OpenAI, conhecida por seus avanços em inteligência artificial, anunciou a compra da io. Esta empresa, focada em hardware, foi fundada por Jony Ive, uma figura icônica do design mundial, famoso por seu trabalho na Apple ao longo de décadas.
Parceria estratégica e valor bilionário
Junto com a aquisição, vem uma parceria de inovação. Jony Ive não apenas vendeu sua empresa, mas também assumirá as responsabilidades de design na desenvolvedora de IA. A união dos esforços visa criar novos produtos, focados em pesquisa e engenharia, como detalhado em uma carta conjunta de Ive e Sam Altman, CEO da OpenAI.
A compra da io, segundo veículos internacionais como o The Wall Street Journal e a Bloomberg, foi avaliada em impressionantes US$ 6,5 bilhões. Jony Ive fundou a io após deixar a Apple em 2019, onde foi peça-chave na estética de produtos revolucionários. Ele também tem uma segunda empresa, a LoveFrom, pela qual continuará trabalhando de forma independente e atenderá as demandas de design da OpenAI.
Essa colaboração entre Ive e a OpenAI já tem história. A OpenAI já detinha 23% da io e Ive já estava trabalhando com a empresa há cerca de dois anos. O The New York Times chegou a falar que ele vinha desenvolvendo um produto usando IA para ser uma experiência de computação menos “disruptiva socialmente” que o iPhone.
O cenário da corrida de IA e os próximos passos
O anúncio chega em um momento crucial na disputa por inteligência artificial. Empresas de tecnologia estão correndo para integrar seus serviços de IA em dispositivos físicos, especialmente vestíveis como óculos e relógios inteligentes. Vimos recentemente o Google falar de seus planos para óculos com IA, e a Meta já tem sucesso nessa área com sua parceria com a Ray-Ban.
A OpenAI ainda não tem um dispositivo próprio, mas isso deve mudar. O anúncio veio acompanhado de um vídeo onde Ive e Altman conversam e falam sobre os planos de anunciar os resultados dessa colaboração no ano que vem. Sam Altman chegou a dizer que o objetivo é “reinventar completamente o que significa usar um computador”.
O CEO da OpenAI também comentou que já recebeu um protótipo do dispositivo. Ele o descreveu como “a peça de tecnologia mais incrível que o mundo já viu”. Por enquanto, não há mais detalhes sobre o que é este produto, o que ele faz ou para que serve. O mistério continua.