Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Ofertas de trabalho para profissionais de TI crescem aproximadamente 80% em 10 anos no Brasil

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Trabalho Para Profissionais De Ti

Uma pesquisa feita pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) evidenciou um aumento de aproximadamente 80% nas vagas para o mercado de TI, entre 2011 e 2021. A pesquisa se baseou nos dados disponibilizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia.

O número de postos de trabalho ativos em TI no Brasil, segundo o estudo, foi de 632 mil em 2021, com São Paulo na liderança do ranking de geração de vagas por estado, com 42% da porcentagem total. Em segundo lugar, temos Minas Gerais (9%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com 7% cada um; Santa Catarina e Paraná, com 6%. O estudo destaca Curitiba (PR), que concentrou 50% das vagas de todo o Paraná, com cerca de 20 mil postos.

São Paulo lidera o ranking de geração de vagas por estado, com 42% do total, de acordo a análise, que mostrou 632 mil postos de trabalho ativos em TI no Brasil em 2021. O Paraná, contudo, subiu para o terceiro lugar, com cerca de 23 mil empresas, equivalente a 8% do total nacional.

Os setores mais buscados são: Desenvolvimento de Programas de Computador sob Encomenda e Suporte Técnico (23%), Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação (19%), além do setor de Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação na Internet, que cresceu mais (29%).

Mais Lidas