Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Nova máscara inovadora protege contra vírus sem cobrir o rosto

Pesquisadores criam capacete que protege contra vírus transportados pelo ar sem cobrir o rosto.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Imagem: Divulgação/Universidade De Michigan

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo inovador em formato de capacete que oferece proteção contra vírus transportados pelo ar sem a necessidade de cobrir o rosto. Chamado de Dispositivo de Proteção Vestível para Trabalhadores, o equipamento já está sendo utilizado em fábricas, com uma versão mais confortável preparada para uso diário por consumidores.

Testes iniciais mostraram que o dispositivo é capaz de impedir que 99,8% dos vírus alcancem o rosto do usuário, mesmo sem esterilização do ar. Quando o ar é esterilizado através de um sistema de plasma presente na mochila do dispositivo, a proteção alcança 100%.

Atualmente, essa tecnologia está sendo aplicada em fábricas de processamento de aves no estado de Michigan, onde os trabalhadores correm o risco de contrair vírus dos animais. Antes dessa inovação, esses trabalhadores usavam máscaras de papel, que dificultavam a comunicação e aumentavam os riscos quando removidas para alimentação ou hidratação.

O dispositivo está sendo comercializado pela Taza Aya, empresa liderada pelo professor Herek Clack, responsável pelo estudo. Segundo informações do New Atlas, uma versão mais elegante e adequada para o uso diário dos consumidores está em desenvolvimento.

Mais Lidas