O trânsito desperdiça tempo e paciência — por isso a Nissan testou um sistema chamado Gerenciamento Cooperativo de Congestionamento (CCM) para suavizar o fluxo e aumentar a segurança, combinando o ProPILOT Assist com comunicação entre veículos.
Como funciona
O CCM coordena a velocidade dos carros para reduzir aquelas oscilações conhecidas como “ondas de para‑e‑anda”. Um veículo designado como carro “sonda” compartilha informações de congestionamento com os demais, que então ajustam a velocidade gradualmente. Como isso evita freadas bruscas? Ao reduzir ajustes repentinos de velocidade, diminui-se o risco de colisões traseiras e as paradas abruptas.
Resultados dos testes
Em simulações, a Nissan relatou redução do tempo de viagem em até 18% e melhora no consumo de combustível em até 42%. Nos testes reais feitos ao longo de 965 km na Interestadual 680, na Califórnia, os veículos com CCM apresentaram 85% menos freadas bruscas e 70% menos tempo parado no trânsito.
Principais números:
- 18% — redução do tempo de viagem (simulação)
- 42% — melhora no consumo de combustível (simulação)
- 965 km — extensão dos testes na I‑680
- 85% — menos freadas bruscas (testes reais)
- 70% — menos tempo parado (testes reais)
Parcerias e próximos passos
O projeto foi conduzido com a Contra Costa Transportation Authority e a Universidade da Califórnia, Berkeley, com apoio do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. A etapa seguinte avaliou como motoristas comuns interagem com o sistema, buscando deixar a operação mais intuitiva e aumentar a aceitação.
“Nosso objetivo é eliminar o desperdício do trânsito para-andar e tornar o deslocamento mais seguro e confortável”, disse Zvi Guter.
Os pesquisadores apontam que, se adaptada e implementada em larga escala, a combinação do ProPILOT Assist com comunicação veículo a veículo poderia trazer benefícios também para áreas urbanas brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, na Bahia.