Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Millennials x Gen Z: Práticas que definem identidade digital de gerações

Millennials x Gen Z: descubra 7 diferenças marcantes nas práticas online!

Avatar De Curiosidades E Tecnologia

Publicado

em

Gerações

As diferenças entre as gerações Y e Z chegam até as redes sociais. Diferentes práticas de uso de Internet pelas duas gerações desencadeiam divergências digitais. A Geração Y ou Millennials, nascidos entre 1980 e 1990, e a Geração Z ou pós-Millennials, nascidos desde meados da década de 1990, distiguem-se pelos hábitos on-line.

O cenário de nascimento destas gerações têm um grande impacto nesses hábitos. Os Millennials cresceram em um período em que a Internet e a computação doméstica estavam se consolidando, enquanto a Geração Z já nasceu em um ambiente com computadores pessoais, celulares e acesso à Internet a disposição.

As provocações online entre Millennials e Gen Z são bastantes frequentes. O termo “cringe” tem sido atribuído aos Millennials pela Gen Z para rotular atitudes que consideram ultrapassadas.

Confira agora as 7 principais diferenças entre os hábitos da Geração Y e Z na Internet:

1. Dispositivos preferidos para compras e transações: Millennials tendem a realizar compras caras e atividades de importância em computadores, buscando interfaces mais detalhadas e confiáveis. A Geração Z, no entanto, com familiaridade com a tecnologia desde a infância, usa celulares e tablets para essas atividades, considerando esses dispositivos mais práticos.

2. Ferramentas de busca: Enquanto os Millennials são leais ao Google, a Gen Z aposta no TikTok como mecanismo de busca visual, desafiando a dominância da ferramenta na busca online. No entanto, a falta de clareza e a disseminação de informações não verificadas ainda tornam o Google uma escolha segura.

3. Poses para fotos: A geração Y opta por poses mais rígidas e utiliza filtros com frequência, enquanto a Gen Z, imersa em um mundo de armazenamento ilimitado de fotos, mantém-se natural e aberta a experimentações.

4. Gravação de vídeos e “pausa dos Millennials”: Os Millennials tendem a fazer uma breve pausa antes de começar a gravação de seus vídeos. Enquanto isso, a Gen Z ajusta suas câmeras enquanto grava, resultando em uma introdução de vídeo instável.

5. Formas de rir na Internet: Os Millennials recorrem a emojis de risada, enquanto a Gen Z utiliza “kkkkkk” ou uma combinação aleatória de letras para expressar risada.

6. Uso de abreviações e acrônimos: A Gen Z utiliza abreviações mais complexas, muitas vezes em inglês, em contraste com as abreviações mais tradicionais utilizadas pelos Millenials.

7. Uso do “Zoom dos Millennials”: Os Millennials também são conhecidos por usar o “zoom millennial” em seus vídeos, ampliando seus rostos para enfatizar um ponto de vista. Este detalhe virou piada entre a Gen Z, que acredita ser um hábito influenciado por programas de TV populares da geração Y.

De fato, a coexistência dessas gerações e as diferenças de comportamento na Internet contribuem para a evolução do mundo digital. E assim como os Millennials foram os primeiros a navegar no mundo da Internet, hoje a Gen Z se mostra como a pioneira em um mundo cada vez mais convergente para as redes sociais.

Continuar lendo

ANÚNCIO

Mais Lidas