A conferência anual da Microsoft para desenvolvedores, a Microsoft Build 2025, começou com grandes novidades na área de inteligência artificial. Um dos anúncios de destaque envolve o GitHub Copilot, uma ferramenta já conhecida por ajudar na codificação. Parece que a Microsoft adicionou um assistente de IA poderoso a ela, capaz de ir além da sugestão de código.
O Agente de IA para Corrigir Código
Essa novidade é um agente de inteligência artificial feito especialmente para tarefas de codificação, como corrigir bugs e sugerir melhorias no código dos projetos. O agente funciona integrado diretamente ao GitHub Copilot. Ele entra em ação quando o desenvolvedor atribui uma tarefa, atuando de forma autônoma a partir daí.
Como ele trabalha? O agente inicia um ambiente virtual, clona o repositório do código a ser analisado e faz as detecções necessárias. Durante o processo, ele salva o progresso e fornece resumos de seu raciocínio em tempo real. A ideia é que ele consiga entender a intenção por trás da tarefa, facilitando a resolução.
Quando termina, o agente avisa o desenvolvedor para que ele revise os resultados. O usuário pode, inclusive, deixar comentários e sugestões. Caso precise de ajustes, a IA volta a trabalhar até alcançar o resultado desejado. Este agente está disponível para usuários do Copilot Enterprise e Copilot Pro Plus, via site, aplicativo do GitHub e pela ferramenta de linha de comando.
Código-Fonte e Concorrência
Outra notícia interessante é que a Microsoft vai disponibilizar o código-fonte do GitHub Copilot no Visual Studio Code. Isso permitirá que desenvolvedores que assinam a plataforma aproveitem o código da IA para criar seus próprios recursos. No cenário de IAs para codificação, a Microsoft não é a única a investir.
Empresas rivais também estão explorando esse campo. O Google, por exemplo, falou sobre seu agente de IA chamado Jules no final do ano passado. Já a OpenAI lançou recentemente o Codex, seu agente mais avançado para codificação até agora. O mercado de inteligência artificial voltada para desenvolvimento parece estar em constante evolução.