As listras paralelas pintadas na cabeceira das pistas fazem mais do que decorar o concreto. Elas marcam o início da pista e orientam onde a aeronave deve se posicionar antes de acelerar — como uma linha de largada num treino de corrida.
O que indicam
Nesse trecho sinalizado, o piloto alinha o avião para aproveitar ao máximo o comprimento disponível na decolagem e deixar margem para uma parada, caso seja necessário. Já reparou nelas quando passou por um aeroporto?
Em alguns locais existe um prolongamento de asfalto, sinalizado por setas, que permite começar a corrida um pouco antes das listras. Mesmo assim, o pouso só deve ocorrer depois do início formal da pista.
O toque da roda raramente ocorre exatamente sobre as listras. Um pouco mais adiante há marcações específicas que indicam o ponto ideal de toque, desenhadas justamente para aumentar a segurança na aterrissagem.
Quantas faixas, que largura?
- 4 listras: 18 metros de largura
- 6 listras: 23 metros de largura
- 8 listras: 30 metros de largura
- 12 listras: 45 metros de largura
- 16 listras: 60 metros de largura
Os pilotos não precisam contar as faixas na pista. Essa informação já vem nas cartas de aproximação do aeroporto e ajuda a orientar os procedimentos de pouso e decolagem.
No fim, aquelas listras são sinais simples, mas essenciais — pequenas anotações visuais que ajudam a tornar as operações mais seguras.