Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Esposa de jovem executado em Delmiro Gouveia revela detalhes do crime

Jovem de Sítio do Quinto morre após passar por preenchimento de glúteo com hidrogel

Homem embriagado resiste à prisão, é flagrado com drogas e danifica viatura da PM em Paulo Afonso

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Curiosidades e Tecnologia

Jacobina tem segundo tremor de terra em uma semana e Bahia intensifica monitoramento

Jacobina registra novo tremor de terra de baixa magnitude; Bahia já soma 19 abalos em julho e agosto.

Última atualização: 04/08/2025 10:11
Compartilhar
Crédito: Reprodução/Prefeitura de Jacobina
Compartilhar

A cidade de Jacobina, localizada no centro-norte da Bahia, voltou a registrar um tremor de terra na noite da última sexta-feira (1º). Segundo informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o abalo ocorreu por volta das 22h e teve magnitude preliminar de 1.9 mR, considerada baixa e sem potencial para causar danos estruturais ou ser sentida pela população local.

- Anúncio-

O evento faz parte de uma sequência de tremores que vêm sendo monitorados na Bahia. Apenas no mês de julho, o estado contabilizou 19 registros de abalos sísmicos, de acordo com o LabSis. Jacobina, em especial, tem se destacado pelo número de ocorrências: este é o segundo tremor registrado na cidade em menos de uma semana, já que outro sismo, de magnitude 2.0 mR, foi detectado no último domingo (27).

Apesar da frequência, os tremores registrados em Jacobina e em outras cidades baianas são considerados de baixa intensidade. Segundo especialistas, a Bahia está situada no centro da placa tectônica Sul-Americana, o que faz com que os abalos sejam geralmente fracos e quase sempre imperceptíveis para a população. O LabSis/UFRN reforça que esses eventos são naturais e resultam da liberação de energia acumulada em falhas geológicas da crosta terrestre.

O monitoramento sísmico na Bahia é realizado de forma contínua pelo LabSis/UFRN e pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que utilizam estações sismográficas espalhadas pelo estado para registrar e analisar os eventos. O aumento no número de registros não indica, segundo os especialistas, um risco maior de terremotos de grande magnitude na região, mas é fundamental para a compreensão dos processos geológicos locais e para a segurança da população.

- Anúncio-

Até o momento, não há relatos de moradores de Jacobina que tenham sentido o tremor mais recente, e não foram registrados danos materiais ou vítimas. O LabSis/UFRN segue acompanhando a atividade sísmica no estado e informando as autoridades competentes.

TAGS:BahiajacobinaLabSissismotremor de terra

MAIS LIDAS

Bolsonaro chegou a parar de respirar após crise de vômitos, diz Flávio
Cenário Político
Virgínia Fonseca faz viagem secreta e surge “no mesmo lugar” que Vini Jr
Entretenimento
Roberta Miranda diz que mãe rezava para ela morrer: “Não queria me ver gostar de mulher”
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Polícia e investigação

Corpo de Bombeiros combate incêndio em casa no BTN II, em Paulo Afonso

Polícia e investigação

Duas pessoas morrem em acidente envolvendo moto e caminhão na zona rural de Jeremoabo

China Investe Em Foguetes Reutilizáveis Para Aumentar Frequência De Lançamento De Satélites (Imagem: Qing-Lin/Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

Tianlong-3: Space Pioneer testa foguete em Shandong

Dinossauros Usavam O Domo Para Comportamentos Sociosexuais (Imagem: Masaya Hattori/Divulgação)
Curiosidades e Tecnologia

Zavacephale rinpoche: novo paquicefalossauro da Mongólia

Gaia Fornece A Primeira Visão Precisa De Como Seria Nossa Seção Da Via Láctea Vista De Cima (Imagem: Esa/Divulgação)
Curiosidades e Tecnologia

Gaia cria mapa 3D da poeira e do gás até 4.000 anos‑luz

Exoplaneta Conhecido Mais Próximo Da Terra, Proxima Centauri B, Ainda Está A Cerca De 4 Anos-Luz De Distância (Imagem: Nasa/Reprodução)
Curiosidades e Tecnologia

6.000 exoplanetas confirmados pela NASA

Testamos A Ferramenta. Confira Os Resultados E Como Fazer!
Curiosidades e Tecnologia

Google Gemini cria fotos estilo Polaroid com artistas

O Basi-Hial Pode Ser Constituído De Uma Estrutura Cartilaginosa Ou Óssea. (Imagem: Cartevoz/Shutterstock)
Curiosidades e Tecnologia

Peixes não têm língua muscular; parasita pode substituir o basi-hial

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?