Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Israel declara estado de guerra após ataque surpresa do Hamas

40 mortos e centenas de feridos em ataque surpresa.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Neste sábado pela manhã, Israel foi alvo de um dos maiores ataques dos últimos anos, de acordo com autoridades israelenses. O grupo militante palestino Hamas reivindicou a autoria do ataque que deixou 40 israelenses mortos e mais de 700 feridos até o momento.

O ataque envolveu bombardeios e invasões terrestres, principalmente vindas da Faixa de Gaza. Sirenes de aviso foram acionadas em várias regiões, incluindo Tel Aviv e Jerusalém, alertando a população para o iminente perigo.

Mohammad Deif, um comandante do Hamas, chamou o ataque de “o início de uma operação”, afirmando que este é “o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação”.

Estado de alerta de guerra

Em resposta aos ataques, Israel declarou um “estado de alerta de guerra”. O Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu anunciou na televisão estatal a operação “Espadas de Ferro” e a convocação de reservistas do exército. “Nós estamos em guerra. Vamos lutar com um poder que o inimigo ainda não conhece”, proclamou.

Até a manhã deste sábado, aproximadamente 2,2 mil foguetes foram disparados em direção ao território israelense.

Número de mortos em aumento

Até agora, há a confirmação de pelo menos 40 israelenses mortos e 740 feridos. Os números são esperados para aumentar nas próximas horas. Pelo menos uma pessoa foi morta em Gaza, devido aos ataques aéreos israelenses de retaliação, e cinco militantes do Hamas foram mortos dentro de Israel.

Os ataques marcam um aumento significativo nas tensões entre Israel e grupos militantes palestinos, e a situação continua em desenvolvimento.

Mais Lidas