Os aparelhos da geração iPhone 17 começaram a ser vendidos no Brasil em 19 de setembro. Os preços variaram de R$ 7.999 no modelo básico até R$ 18.499 no iPhone 17 Pro Max 2 TB — um valor próximo ao de alguns carros usados.
Quer comprar um smartphone topo de linha ou um carro? Para ilustrar essa comparação, o site Olhar Digital reuniu oito carros usados cujo preço se aproxima do cobrado pelo iPhone 17 Pro Max 2 TB. São modelos hatchback e sedã fabricados a partir de 2003, com informações sobre motorização, consumo, transmissão e suspensão para ajudar na avaliação.
Carros citados
- Volkswagen Polo 1.0 Mi 2003 (R$ 16.380) — hatch apenas a gasolina, motor 1.0 aspirado de 79 cv e 9,7 kgfm, câmbio manual de cinco marchas; consumo de 8,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Suspensão dianteira independente McPherson e eixo de torção na traseira; freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor.
- Volkswagen Fox City 1.0 flex 2006 (R$ 18.096) — motor 1.0 flex da família EA111 com 72 cv e 9,2 kgfm, câmbio manual de cinco marchas; consumo na estrada de 16 km/l e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 14 segundos. Suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora e eixo de torção traseiro. Lista itens como airbags frontais, alarme, freios ABS, ar-condicionado e direção hidráulica.
- Fiat Palio 1.0 Fire 2006 (R$ 18.081) — motor 1.0 aspirado de 65 cv e 9,1 kgfm, câmbio manual de cinco marchas. Consumo a álcool de 7,5 km/l e a gasolina de 9,8 km/l na cidade (na estrada, 9,4 km/l a álcool e 12,2 km/l a gasolina). Suspensão dianteira McPherson e eixo de torção na traseira; freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor.
- Fiat Siena Fire 1.0 flex 2006 (R$ 18.110) — sedã com porta-malas de 500 litros, motor 1.0 de 65 cv e 9,1 kgfm, 0 a 100 km/h em 17,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h. Suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção; freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Consumo na estrada: 9,8 km/l a etanol e 12,7 km/l a gasolina; na cidade: 7,3 km/l a etanol e 9,5 km/l a gasolina.
- Chevrolet Corsa Sedan Classic 1.0 flex 2006 (R$ 17.920) — versão Life com motor 1.0 flex da Família I, 72 cv e 9 kgfm, câmbio manual de cinco marchas. Consumo médio informado de 14 km/l e 0 a 100 km/h em cerca de 15 segundos. Na cidade: 7,4 km/l a etanol e 10,4 km/l a gasolina; na estrada: 9,4 km/l a etanol e 13 km/l a gasolina. Porta-malas de 390 litros e mecânica de manutenção considerada simples.
- Citroën C3 Exclusive 1.4 2007 (R$ 18.524) — motor 1.4 flex aspirado de quatro cilindros, 82 cv a etanol (80 cv a gasolina) e 12,6 kgfm de torque, transmissão manual de cinco marchas. 0 a 100 km/h em cerca de 13 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. Consumo na cidade: 7,6 km/l a etanol e 10,2 km/l a gasolina; na estrada: 9,1 km/l a etanol e 12,4 km/l a gasolina. Suspensão dianteira McPherson e traseira semi-independente; freios dianteiros a disco sólido e traseiros a tambor.
- Chevrolet Celta Life 1.0 flex 2007 (R$ 18.256) — compacto com motor 1.0 flex de 70 cv e 9 kgfm, câmbio manual de cinco marchas. Consumo na cidade: 7,6 km/l a etanol e 10,7 km/l a gasolina; na estrada: 8,7 km/l a etanol e 12,8 km/l a gasolina. Suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção; veículo apontado por baixo custo de manutenção e ampla disponibilidade no mercado.
- Ford Ka 1.0 flex 2009 (R$ 18.513) — motor 1.0 flex de quatro cilindros com 73 cv e 9,4 kgfm, câmbio manual de cinco marchas, 0 a 100 km/h em cerca de 15 segundos. Consumo na cidade: 7,4 km/l a etanol e 9,6 km/l a gasolina; na estrada: 10,6 km/l a etanol e 13,8 km/l a gasolina. Suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.
A lista serve como referência para comparar o custo de adquirir o modelo mais caro do iPhone 17 com a opção de comprar um veículo usado com alguns anos de uso. Os dados reúnem informações práticas — motorização, consumo, transmissão e características de suspensão e freios — que ajudam na hora de decidir o que vale mais para você.