Um caso raro surpreendeu profissionais de saúde e familiares em Itabuna, no sul da Bahia, na noite de quarta-feira (13). O aposentado Damião José dos Santos, de 72 anos, foi reanimado cerca de uma hora após ter o óbito atestado por dois médicos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Damião estava internado há oito dias para tratar uma pneumonia, quando apresentou agravamento do quadro clínico e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Segundo o hospital, foram realizadas manobras de reanimação por 15 minutos, mas, sem resposta, o óbito foi confirmado por dois médicos. A família foi informada e iniciou os preparativos para o velório, inclusive acionando uma funerária.
Enquanto a equipe da funerária se dirigia ao hospital para buscar o corpo, sinais vitais foram notados no paciente. Imediatamente, os médicos retomaram os procedimentos de estabilização. O aposentado, que estava 100% dependente de aparelhos para respirar, passou a utilizar apenas 20% desse suporte após a reanimação.
A família, que já se preparava para a despedida, foi surpreendida com a notícia da melhora. Segundo o sobrinho do paciente, Daniel Oliveira, um grupo chegou a orar por Damião no hospital pouco antes do episódio.
“Chegando lá, constatamos que nosso tio tinha voltado. O médico disse que ele ficou em estado de óbito entre uma hora e uma hora e vinte minutos”, relatou.
O Hospital de Base informou, em nota oficial, que o fenômeno, apesar de raro, já foi descrito na literatura médica como retorno espontâneo da circulação após constatação de óbito. A instituição destacou que, após minuciosa avaliação, não foi identificada qualquer falha técnica ou ética por parte da equipe de plantão.
Damião José dos Santos permanece internado, com quadro de saúde ainda delicado, sob acompanhamento médico.