O Google e a Qualcomm anunciaram que estão desenvolvendo uma versão do Android pensada para computadores — a ideia é trazer para PCs os recursos e a biblioteca de apps que hoje vemos em smartphones. Ainda não há data de lançamento.
O que eles querem fazer
A proposta é aproveitar a flexibilidade do Android e a variedade de apps do ecossistema móvel para criar uma experiência mais leve e dinâmica em desktops e laptops, além de facilitar a integração entre dispositivos. Imagina abrir no PC os mesmos apps do seu celular sem gambiarras?
O projeto também busca unificar a base técnica entre plataformas. Rick Osterloh, chefe de plataformas e dispositivos do Google, explicou que ‘no passado os sistemas para PCs e smartphones eram muito diferentes’ e que agora a empresa trabalha para combiná‑los e criar uma base comum.
O entusiasmo veio também de Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, que chamou a versão do Android para computadores de impressionante e disse esperar por um dispositivo que a traga, segundo o The Verge.
Entre as propostas práticas estão:
- Portar aplicativos móveis para rodarem bem no PC;
- Incorporar recursos de inteligência artificial no ambiente de desktop;
- Apoiar a migração da comunidade de desenvolvedores para a nova plataforma.
Além disso, em julho o chefe do Android, Sameer Samat, confirmou que o Google trabalha na combinação do ChromeOS e do Android em uma única plataforma.
Por enquanto, não há cronogramas, nem detalhes sobre fabricantes ou modelos que adotarão a plataforma — restam aguardar comunicados oficiais que esclareçam prazos e próximos passos.