Na noite de segunda-feira, por volta das 20h no Brasil, algo surpreendente aconteceu no Sol. Um filamento magnético gigantesco entrou em erupção. Ele lançou uma onda de material no hemisfério norte do nosso astro rei. Imaginem só, tinha quase um milhão de quilômetros de comprimento! Isso é mais que o dobro da distância da Terra à Lua.
Impacto e Observação
Apesar de ser uma erupção colossal, a boa notícia é que os dados mostram que a Terra não está no caminho do material. Agências espaciais e pessoas apaixonadas por astronomia no mundo todo registraram o evento. Essas pessoas ficaram realmente impressionadas.
Um caçador de auroras, Vincent Ledvina, que mora no Alasca, expressou seu espanto online. Ele falou: “Não sei bem como descrever essa erupção, talvez pareça uma ‘asa de pássaro’ ou ‘asa de anjo’? Seja como for, é algo incrível de ver!” Outro observador, Jure Atanackov, compartilhou a mesma sensação. Ele postou: “UAU! Um filamento enorme está explodindo agora! É maior que qualquer erupção que vimos recentemente!”
Portanto, o que vimos foi a erupção de um filamento magnético de proporções gigantescas no Sol, registrado por quem acompanha a atividade solar.