Recentemente, arqueólogos descobriram um abrigo rochoso no Tajiquistão que pode ter sido um local de migração para neandertais e humanos modernos durante 130.000 anos. Yossi Zaidner, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirma que essa região pode ter funcionado como uma importante rota migratória para várias espécies humanas.
O estudo, publicado na revista Antiquity, destaca escavações em dois sítios ao longo do Rio Zeravshan, onde foram encontradas ferramentas de pedra, incluindo lâminas e lascas, além de evidências de uso do fogo. Um dos locais, chamado Soii Havzak, revelou uma rica variedade de ferramentas, o que pode oferecer insights valiosos sobre as interações entre diferentes espécies humanas.
As escavações realizadas em 2023 podem mudar a nossa compreensão sobre as rotas migratórias dos primeiros humanos, esclarecendo quais grupos humanos habitaram a região.