Um elefante-marinho foi avistado na tarde de sexta-feira (9) na praia localizada na rua Leblon, no bairro de Massaranduba, em Salvador, na Península de Itapagipe, região da cidade baixa. O animal surpreendeu os moradores ao sair da água, se aproximar do calçadão e depois retornar ao mar.
Segundo testemunhas, esta foi a segunda aparição do animal no mesmo dia. Ele foi visto inicialmente em São Francisco do Conde, durante a madrugada, e mais tarde em Candeias, ambos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) confirmou que se trata de um elefante-marinho, espécie de foca considerada a maior do mundo. De acordo com o biólogo Francisco Kelmo, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o animal não possui orelhas externas e não utiliza as nadadeiras traseiras para se locomover.
Segundo Kelmo, a presença do animal pode estar relacionada às mudanças climáticas, que alteram as correntes marinhas. O Inema destacou que esse tipo de ocorrência é rara, mas mais comum entre indivíduos jovens que se perdem durante migrações.
Dois veterinários do IMA, em parceria com o Inema e a Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar, estão em busca do animal para avaliar sua condição de saúde. O resgate será feito conforme essa avaliação.
Após ser resgatado, o elefante-marinho será levado ao centro de reabilitação do IMA, onde será tratado até que possa retornar ao seu habitat natural.
Registro em Candeias:
Registro em Salvador: