Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Dez municípios baianos receberão 15 mil doses de vacina contra a dengue

A Bahia distribuirá 15 mil doses de vacina contra a dengue para dez municípios selecionados com base na incidência da doença.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Foto: Divulgação/Sesab

Em uma ação coordenada para enfrentar a dengue na Bahia, mais de dez municípios receberão um reforço significativo na luta contra a doença: cerca de 15 mil doses de vacina. Esta decisão veio após uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ocorrida na última segunda-feira. A distribuição destas doses, autorizada pelo Ministério da Saúde, tem como critério a urgência determinada pelo prazo de validade das vacinas, que se encerra em 30 de abril.

As vacinas, previamente destinadas a municípios já em processo de vacinação, serão agora direcionadas a dez cidades escolhidas pela eficácia em seu potencial de mitigar a disseminação do vírus. Entre os municípios selecionados estão Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito. A seleção destas localidades pelo Ministério da Saúde baseou-se no volume de casos prováveis de dengue notificados ao longo de 2024, seguindo uma lógica de redistribuição elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Esta medida vem em um momento crítico para o estado da Bahia, que já contabiliza 27 fatalidades atribuídas à dengue neste ano. Os óbitos mais recentes foram registrados em Vitória da Conquista, Juazeiro e Feira de Santana, elevando a preocupação com a doença. As cidades com maior número de mortes, incluindo Vitória da Conquista, Jacaraci e Piripá, estão entre as beneficiadas com o novo lote de vacinas.

Além do grave quadro de mortalidade, a Bahia enfrenta um cenário de epidemia de dengue, com um total de 95.890 casos prováveis relatados até 30 de março de 2024, marcando um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. A situação de epidemia persiste em 275 municípios, apesar de uma leve redução no número total de cidades nessa condição. Segundo Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, essa diminuição no número de municípios não simboliza uma melhora no quadro geral da doença, mas reflete um ajuste nos dados após a confirmação laboratorial dos casos.

Foto: Divulgação/Sesab

Mais Lidas