Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Sessão da Câmara de Paulo Afonso registra tumulto e Guarda Municipal intervém

Médica acusada de matar marido em Aracaju é encontrada morta na prisão

Secretaria de Saúde de Paulo Afonso nega denúncia de negligência após morte de bebê em maternidade

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Curiosidades e Tecnologia

Descoberta revela novas migrações humanas de 250 mil anos atrás

Novos estudos indicam múltiplas migrações fora da África muito antes do que se pensava.

Última atualização: 12/07/2024 22:50
Compartilhar
Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock
Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock
Compartilhar

Pesquisas recentes indicam que os primeiros humanos modernos começaram a migrar para fora da África há cerca de 250 mil anos, contradizendo a teoria anterior de uma única grande migração há 50 mil anos. Segundo um estudo publicado na revista Science, evidências genéticas sugerem que houve várias ondas de migração em diferentes períodos.

- Anúncio-

A geneticista Sarah Tishkoff, da Universidade da Pensilvânia, afirmou ao The New York Times que “não foi uma única migração para fora da África. Houve muitas migrações para fora da África em diferentes períodos”. Essas migrações anteriores não foram detectadas anteriormente porque os indivíduos não deixaram registros fósseis claros ou não transmitiram seu DNA para os humanos vivos atuais.

Os cientistas descobriram indícios dessas migrações no DNA dos neandertais. Particularmente, o cromossomo Y dos neandertais se assemelha mais ao dos humanos modernos do que ao de outros neandertais. A análise do genoma de neandertais de 122 mil anos foi comparada com o DNA de 180 pessoas de 12 populações africanas diferentes, revelando pequenos fragmentos de DNA neandertal em quase todas essas populações.

Joshua Akey, professor de genômica da Universidade de Princeton, também utilizou uma abordagem similar. Ao comparar genomas de duas mil pessoas de várias partes do mundo com genomas de neandertais, a equipe de Akey chegou à conclusão de que os humanos modernos cruzaram com os neandertais entre 200 mil e 250 mil anos atrás. Além disso, encontraram evidências de uma segunda onda de migração entre 120 mil e 100 mil anos atrás.

- Anúncio-

A paleoantropóloga Katerina Harvati, da Universidade de Tubinga, sugeriu que fósseis humanos encontrados na Europa e no Oriente Médio podem pertencer a essas ondas de migração. Em 2019, Harvati e seus colegas citaram um fragmento de crânio grego com 210 mil anos, que apresenta características modernas. Akey e sua equipe também apontaram que ferramentas de pedra e fósseis encontrados em cavernas israelenses, datados entre 100 mil e 130 mil anos atrás, podem estar ligados a essa segunda leva de migrantes.

John Hawks, paleoantropólogo da Universidade de Wisconsin, afirmou que deve haver algo de diferente nas pessoas da última onda de migração africana, pois as migrações iniciais aparentemente fracassaram. Segundo ele, os humanos dessa última onda possivelmente desenvolveram conhecimento cultural e ferramentas que facilitaram a adaptação a novos ambientes.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

Influenciador baiano Júnior Caldeirão raspa a cabeça após diagnóstico de doença
Entretenimento
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado no Conjunto Habitacional Josefino, em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Governo Trump chama condenação de Bolsonaro de “caça às bruxas” e promete resposta
Cenário Político
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Imagem: Tkyszk/Shutterstock
Curiosidades e Tecnologia

Apple lança iPhone Air sem slot para chip, só com eSIM

Imagem Feita Com Inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/Dall-E
Curiosidades e Tecnologia

Achado de estruturas pré-históricas preservadas em pântano na Suécia

Lua Parece Estar &Quot;Amassada&Quot; Em Foto Tirada Por Astrnauta A Bordo Da Iss. Cédito: Zena Cardman/Nasa
Curiosidades e Tecnologia

Foto da ISS mostra lua ‘amassada’ em eclipse lunar

Curiosidades e Tecnologia

Empréstimo com FGTS: quem tem carteira assinada agora paga menos juros

Curiosidades e Tecnologia

Setembro/2025 tem 34 mil vagas em concursos; salários chegam a R$ 37,7 mil

Curiosidades e Tecnologia

Minha Casa Minha Vida abre 100 mil vagas em 2025: veja quem pode e como se inscrever

Imagem: Bi Zhao/Instituto De Geociências De Hubei
Curiosidades e Tecnologia

Cristais em ovos de dinossauro no Qinglongshan têm 85 milhões de anos

(Imagem: Pedro Spadoni Via Chatgpt/Olhar Digital)
Curiosidades e Tecnologia

Chip do tamanho de unha transmite mais de 100 Gb/s em 0,5-115 GHz

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?