Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Curiosidades e Tecnologia

Descoberta de bastões rituais de 12 mil anos revela práticas ancestrais na Austrália

Arqueólogos encontram na Austrália bastões rituais de 12 mil anos, ligados a práticas culturais dos GunaiKurnai.

Última atualização: 01/07/2024 15:34
Compartilhar
Compartilhar

Pesquisadores descobriram recentemente dois bastões rituais em uma caverna no sudeste da Austrália, datados de 11 mil a 12 mil anos, indicando práticas culturais ancestrais. A caverna, chamada Cloggs, está localizada em Gippsland, Victoria, nas terras do povo GunaiKurnai. A descoberta, publicada na revista Nature Human Behaviour, revela que os bastões eram usados em rituais de maldição, conforme descrições etnográficas do século 19.

O professor Bruno David, da Universidade Monash, e sua equipe encontraram um bastão de Casuarina de 40 centímetros, levemente queimado, emergindo de uma lareira cercada por rochas de calcário. Este é o artefato de madeira mais antigo já encontrado na Austrália. A extremidade queimada do bastão e a presença de lipídios de gordura humana ou animal sugerem um uso ritualístico. Escavações adicionais revelaram um segundo bastão, semelhante ao primeiro, mas mil anos mais novo, com uma extremidade inclinada, associada ao poder nas culturas indígenas australianas.

O etnógrafo Alfred Howitt documentou no século 19 que os GunaiKurnai utilizavam bastões de Casuarina em rituais de maldição, conduzidos por especialistas conhecidos como mulla-mullung. Estes rituais envolviam a fixação de itens pessoais da vítima no bastão, untado com gordura, e cânticos ao lado do fogo.

A conexão entre estas descobertas arqueológicas e as práticas recentes dos GunaiKurnai demonstra uma transferência de conhecimento cultural que remonta a 12 mil anos, um feito sem precedentes na arqueologia mundial.

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Ex-diretora presa tem bebê na cela e acusa ex-deputado por paternidade
Polícia e investigação
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação

MAIS NOTÍCIAS

Horoscopododia-7.Jpg
Curiosidades e Tecnologia

Márcia Fernandes prevê prosperidade para Escorpião, Câncer e Aquário em julho

Jornalista_Americano_Sus_Widelg.jpg
Curiosidades e Tecnologia

Americano elogia SUS após atendimento gratuito em hospital no Brasil

Curiosidades e Tecnologia

Com salários de até R$ 5,8 mil, processo seletivo da Fesf-SUS oferece vagas para enfermeiro e sanitarista em Paulo Afonso e região

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Curiosidades e Tecnologia

Brasil é 5º na AL e 36º global em ranking de felicidade

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?