Liderado pelo empresário Elon Musk, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) nos Estados Unidos inicia o desenvolvimento do chatbot GSAi, utilizando inteligência artificial para melhorar o desempenho de servidores federais.
A tecnologia será implementada inicialmente por 12.000 funcionários que atuam na Administração de Serviços Gerais (GSA), responsáveis por gerenciar contratos de TI e a infraestrutura dos prédios e escritórios do governo americano.
O sistema de IA tem como função analisar dados e rascunhos de documentos, possibilitando, por exemplo, a transcrição mais rápida de memorandos. Além disso, o plano inclui a utilização de agentes de codificação de IA, os quais devem auxiliar engenheiros na geração, edição e resposta automática a dúvidas relacionadas a códigos de software, contribuindo para a redução de erros e o aumento da produtividade.
Paralelamente à implementação do chatbot, o governo continua com medidas de reestruturação administrativa, como a tentativa de reduzir pela metade o orçamento da GSA. Recentemente, a Justiça determinou a suspensão do plano de demissão voluntária que afetava quase dois milhões de funcionários públicos.